Postado dia 16 abril 2018

Como assumir os cabelos brancos




Escuto muito a frase: "estou pensando em deixar meus cabelos ficarem totalmente brancos, o que acha?". O fato é que é uma decisão que gera trabalho e é necessário algumas considerações, vamos lá?


Atura ou surta...



Querida leitora, você que gosta de inspirações, e de ficar antenada na atualidade quando o assunto é cabelo, que tal seguir-me no Instagram @cabelosesonhos e na Fanpage do Facebook hein? Para o alto e avante...


Dizem por aí que homem de cabelo grisalho é charmoso mas mulher de cabelo idem é desleixada/largada/continue a frase...

O fato é que se criou um mito de que homem com cabelo grisalho já é mais experiente, sabe tratar melhor a mulher, e bla bla bla... Digo isso porque vemos hoje na nossa sociedade homens chegando à fase idosa sem nunca terem sido adultos. Foram da infância direto para a 3º idade!

Deixando de lado o quesito homem (creio que acabei de dar um tapa sutil nas que já disseram que tenho traços machista...) pergunto: por que a mulher não pode ser vista assim também quando chegam os cabelos brancos, denunciando assim, o alcance da longevidade na vida?

Mas bem. Tenho clientes que resolveram assumir os brancos de forma total e definitiva. Clientes que cuidam dos fio, cortam, cuidam, e tem cabelos lindos. Não é aquele branco amarelado, esverdeado, ou com cara de sujo. Aquele branco lindo. No meu Instagram e Facebook tem foto de cliente assim, confere lá (e segue né!).

Vou aproveitar e deixar para vocês o link de uma matéria que fiz falando sobre como prevenir o amarelamento dos cabelos brancos, confira:


Para você que está pensando em assumir os cabelos brancos/grisalhos eu oriento a tomar alguns cuidados básicos, vejamos.

Usar um xampu próprio: os xampus para cabelos grisalhos possuem formula especial, que combate pigmentos que se formam no fio deixando-os com cor estranha e aspecto desagradável aos olhos.

Corte: ter o cabelo branco ok, ficar parecendo um doida que fugiu do hospício psiquiátrico não dá! Faça um corte a cada 3 meses, mesmo que você opte por ter cabelos longos, isso fará com que você mostre que o branco é uma opção sua, e não um fato imprevisível da vida.

Colorações anteriores: esse é o aspecto que tem sido o terror de quem pretende assumir os branquitchos. Pois é, quem disse que seria fácil? Não entre na onda de descolorir o cabelo até "ficar branco" para poder dar menos contraste. 

Isso só vai piorar a situação pois o cabelo não vai ficar branco com a descoloração, vai ficar amarelo, pois o branco é ausência de melanina, e não descoloração.

Para que você entenda melhor o processo de embranquecimento dos fios vou deixar uma outra matéria, muito importante, e técnica, para você entender e se aprofundar nessa questão de como os fios brancos se formam e como realmente são:

Acredito que, de repente, você leitora tenha vindo até essa matéria aqui em busca de uma forma, uma maneira, uma coloração, que deixasse seu cabelo, hoje escuro, branco. Mas isso não tem como, na matéria acima você entenderá porquê.

Mas se você pretende assumir os brancos, siga as dicas que eu dei aqui nessa matéria. Eu poderia colocar aqui outras, mas essas que dei vão resolver a maior parte dos problemas que fazem com que um cabelo branco fique feio, com aspecto estranho.

E acrescento uma questão que irá te ajudar a tomar a decisão: se você fica perguntando para os outros se eles acham que vai ficar bonito em você, ou se você quer "tentar pra ver se consegue" então vai por mim: nem comece!

Sabe por que? Porque se há duvida em você que é isso realmente o que você quer, você irá conseguir ficar por 3/4/6 meses, vai ficar estranho, e quando você for e fizer a tintura novamente, o recado que você estará mandando para as mesmas pessoas que você buscou opinião é que você realmente estava desleixada/largada...continue a frase...

E você, assumiu ou pretende assumir os brancos? Deixe seu comentário.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.