Postado dia 22 abril 2019

Como clarear um cabelo com tinta




Muita gente pergunta, e muita gente faz besteira, quando o assunto é clarear um cabelo com tinta. Então vou falar um pouco sobre o assunto aqui. Vem comigo.



Como clarear um cabelo com tinta

Primeiramente é bom deixar mais claro o que quero dizer. Quando falo em clarear um cabelo com tinta quero dizer no sentido de clarear um cabelo usando tinta (coloração de cabelo). Não estou falando, aqui nessa matéria, sobre clarear o cabelo que já tem tinta, isso falarei em outro post.

Inclusive, para dar mais cor à nossa alegria em escrever nesse blog lindo, segue lá no Instagram @cabelosesonhos e já mata dois coelhos (ei defensores dos animais, é uma expressão que chamamos de ditado) com uma cajada só e segue a Fanpage do Facebook também ora essa.

Mas, sigam-me os bons (chapolin colorado?)!

Quando falamos em clarear um cabelo usando apenas tinta, ou seja, coloração para cabelo, obviamente já estou falando que o cabelo é virgem, natural, sem tinta, sem pigmento artificial tá ok.

Por que? Well...o cabelo quando submetido à uma coloração anterior, não pode ser clareado usando outra tinta. É um principio básico da colorimetria capilar:

TINTA NÃO CLAREIA TINTA

Isso posto já quero deixar uma dica para quem está querendo voltar o cabelo para a cor natural, confira:


E por que tinta não clareia tinta? Porque são pigmentos artificiais que só são clareados com outro produto de diferente composição, como o pó descolorante (existem outras formas também) no caso.

Mas o interessante é entender que não há, por exemplo, como clarear um cabelo, que está castanho claro de coloração usando uma outra coloração loiro claro.

E uma pessoa está com o cabelo castanho médio, de tinta, e quer deixar o cabelo um loiro escuro, por exemplo, ela terá que primeiramente descolorir esse cabelo, até chegar na altura do loiro escuro ou natural e, depois, fazer a coloração loiro escuro.

Nesse caso a pessoa poderá optar por uma coloração permanente ou demi-permanente. 

Ficou na dúvida do que seriam essas colorações? Para você não se confundir, principalmente se não for profissional, vou deixar aqui o link de uma matéria onde expliquei os três tipos diferentes de coloração que são usadas com mais frequência:

Quanto à técnica para se clarear um cabelo com tinta, isso varia muito, mas muito mesmo. Depende de qual cor está o cabelo e qual cor quer se chegar, de como está o estado do cabelo e como o estado poderá ficar após o processo, qual o efeito se quer no cabelo (pode ser global ou luzes por exemplo) dentre outras questões.

Clarear cabelo não é como fazer um banho de lua, que até parece simples, mas não é também.

De toda forma uma coisa é certa: após um clareamento de um cabelo com tinta esse deverá ser muito tratado, tanto de qualidade quanto de quantidade, pois um cabelo clareado com tinta é sofre dano químico e isso deve ser sempre reparado.

Eu particularmente gosto de usar tinta ao invés de pó descolorante quando vou fazer luzes em um cabelo natural onde a mulher quer naturalidade. Fica lindo. Lá no Instagram nosso tem alguns belíssimos.

A foto da matéria é um antes x depois que fiz recentemente. Natural não?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.