Postado dia 30 abril 2019

Como Clarear o Cabelo com Tinta




Você fez uma coloração no seu cabelo, ou no cabelo de alguém, e agora deseja usar uma cor mais clara. Mas a questão é: como clarear o cabelo que já tem tinta? Que já passou por coloração?



Como clarear o cabelo com tinta

No Brasil é normal as pessoas, leia-se mulheres, gostarem de mudar o tom dos cabelos com frequência. Com experiência em cabelos desde 2004 posso afirmar que mulheres entre 18 e 45 anos raramente passam mais de 6 meses sem mudar o tom do cabelo.

E digo isso porque o loiro, por exemplo, tem várias nuances. A mulher faz em Janeiro um loiro médio natural, e 6 meses depois quer fazer umas luzes mais claras, mantendo o fundo loiro natural, ou mesmo deseja escurecer o cabelo inteiro, ou ainda, clarear o mesmo bem mais. Opções, gostos...

Falando em opções, e opções de cores de cabelo, segue aí no Instagram @cabelosesonhos e confira os tons que já fiz, faço e os que farei. Tenho certeza que você vai ver um que é a sua cara! Ah, também publico na Fanpage do Facebook, se você quiser pode seguir lá também.

Mas ressalto que mudar a cor do cabelo pode ser pouco mais tranquilo ou extremamente complicado.

Independente de ser mais tranquilo ou mais complicado, é necessário que você se atente para o tratamento dos cabelos, hidratando, cauterizando. E importante falar que há casos que só a cauterização poderá resolver. Confira porquê:


O cabelo que foi colorido com tinta, coloração, tintura, passa a ser artificialmente pigmentado, isso quer dizer que ele não é natural, virgem mais. Sendo assim a regra da colorimetria capilar se fecha bastante em possibilidade fáceis.

Digo fáceis porque um cabelo natural, sem coloração artificial, pode ser escurecido ou clareado facilmente. Mas quando o cabelo já recebeu uma tintura, a questão do clareamento se torna mais difícil.

Tinta não clareia tinta. Então se você tem o cabelo castanho, e coloriu ele de loiro médio, e deseja aplicar um loiro claro ou claríssimo, por exemplo, deverá fazer uma DESCOLORAÇÃO prévia.

Essa descoloração pode ser feita com pó descolorante ou outros produtos adequados no mercado. Aqui no blog falo dessa maneira e pode parecer fácil, pode parecer que você pode simplesmente comprar um pó descolorante e aplicar em casa e pronto! Não, não é assim. Aqui estou mostrando qual o jeito correto, e que funciona, mas lembro que esse tipo de procedimento deve ser feito por profissional.

Pode ser que não de necessite de descolorir o cabelo, mas fazer uma decapagem. Para não ficar uma matéria extensa com explicações sobre cada procedimento, caso você tenha interesse em identificar as diferenças entre eles, vou deixar o link pra você:




Assim, e para concluir nossa pergunta feita no título da matéria: só é possível clarear um cabelo com tinta usando um produto descolorante, sendo que a tinta não é descolorante quanto aplicada sobreposta (por cima) de outra tinta.

Se você aplicou tinta no cabelo, e agora deseja clarear ele, saiba que você terá que fazer um procedimento usando descolorante. Não adianta pegar uma coloração com água oxigenada de 40 volumes que não vai adiantar (sério, já atendi muita gente no salão que foi na farmácia, comprou um tinta de caixinha, super loira, com água oxigenada de 40 volumes, achando que iria clarear o cabelo, e nada...)

A dica que estou dando aqui é para clarear o cabelo com tinta, ou seja, aquele cabelo que já tem tinta nele. Mas falei também sobre como clarear um cabelo com tinta, que é aquele cabelo natural e que a pessoa deseja clarear usando tinta, para obter resultados mais naturais (principalmente morenas) e com menos dano.

Portanto veja bem a cor que você irá aplicar nos fios para depois não ter tanto trabalho para mudar par uma mais claro, caso seja essa sua opção.

Os cabelos da foto dessa matéria foram feitos por mim, é o mesmo cabelo, da mesma pessoa, mas por ter ser tons diferentes, um mais que escuro e uniforme que o outro, tive que usar descolorante para fazer.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.