Postado dia 30 março 2020

Corona virus pode afetar os cabelos?




Leitores se perguntando se a recente onda, ou melhor, pandemia mundial causada pelo COVID-19, ou popularmente chamado de CORONA VÍRUS, pode de alguma forma afetar os cabelos, ou algo do tipo, e aqui é o que vamos falar.


Sai pra lá "Coronga"


O Corona Vírus pode causar queda de cabelo? O Corona Vírus pode causar quebra de cabelo? São algumas perguntas que as pessoas mais atentas ao cabelo nesse período de surto mundial tem se perguntado.


Bom, vou explicar os questionamentos e o que realmente pode ocorrer e como, mas quero pedir pra você amiga leitora, amigo leitor, me siga lá no Instagram @cabelosesonhos. É muito bom quando dizem que conheceram aqui no blog e seguiram lá depois, além de acompanharem lá meu dia a dia.

Pois bem, tem sido falado que o vírus pode ter contato e ficar na superfície de pêlos, como barba e cabelos. Segundo o Medscape o vírus pode durar até 10 dias dependendo da superfície, e estima-se que nos cabelos a estimativa de vida do agente seja de até 06 horas.

Daí veio a pergunta: o Corona vírus pode causar quebra de cabelo? Eu prontamente digo que não! Quebra de cabelo está ligado em sua maior parte a agentes químicos ou mesmo danos mecânicos nos fios, não sendo assim viável sequer pensar em quebra de cabelo devido à infecção pelo vírus ou mesmo pelo simples fato do mesmo ter contato com os fios.

Se você está com o cabelo quebrando não pense que pode ter a ver com essa questão do vírus ok. Mas aproveitando a oportunidade vou te ajudar indicando uma matéria para lhe auxiliar a resolver esse problema:



Quando se fala da relação se o Corona vírus causa queda de cabelo é necessário fazer uma consideração um pouco mais detalhada.

A queda de cabelo está relacionada ao organismo, ou melhor, ao interior do corpo humano, podemos assim dizer. Como assim? A quebra da unha está ligada à uma batida em algum local, por exemplo, mas a unha fraca/frágil está relacionada ao nascimento da mesma, ou seja, como ela é produzida pelo organismo.

Nesse sentido entendemos que se a pessoa está com o organismo debilitado devido uma anemia, por exemplo, a unha dela será produzida de uma certa forma mais fraca. Mas isso por consequência do organismo dessa pessoa estar debilitado.

E é tão interessante essa questão que, uma pessoa com anemia pode, através do seu organismo, produzir um cabelo com anemia. Sim o cabelo ter anemia! Veja que eu falei disso em outra matéria já tem um tempo inclusive:

Então eu não considero correto afirmar que o Corona vírus pode levar um cabelo a queda. Mas imaginemos que uma pessoa teve uma ação mais gravosa, ou seja, mais grave do vírus sobre o organismo dela a ponto dessa pessoa ter febre alta durante muitos dias, e essa pessoa chegou ao ponto de ser internada, passar pelo CTI e ser medicada fortemente...

Bom, nesse aspecto eu consideraria ser possível sim que existisse uma queda, mas é necessário esclarecer bem que, na minha opinião, não seria sensato dizer que foi "por conta do Corona vírus" mas sim por consequências advindas do contagio pelo mesmo, ou seja, mais pelas questões posteriores, ou, mudanças no organismo do que pelo vírus em sí.

Portanto caros leitores, amigos profissionais, clientes, eu não acredito que o vírus possa, por sí, causar queda de cabelo em alguém, sinceramente. Mas a consideração que fiz acima vale para mudanças hormonais, medicação constante (a depender do tipo) dentre outras questões.

É necessário ainda lembrar que existe diferença entre queda e quebra, e um cabelo ainda pode estar com os dois. Quando faço a Avaliação Detalhada Online estramos nestas questões para aprofundar o questionamento e ajudar as pessoas a tratarem o próprio cabelo mesmo morando longe e não podendo vir onde trabalho.

Caso queira saber como funciona você pode entrar em contato pelo Instagram informado acima ou enviar um mail pelo menu "Contato".

Até mais, forte abraço!



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.