Postado dia 03 outubro 2010

Tratamentos Capilares Parte I (Geral)




Smooth Down Butter Treat
Neste post iremos falar sobre tratamento capilar e como a assunto é extenso iremos dividir o mesmo em alguns posts como geral, cauterização etc. É um tanto difícil como técnico falar sobre tratamento capilar, porque vários são os tipos e formas de cabelo.





E ao contrário do que boa parte das pessoas pensam, cabelo não é tudo igual ainda que sejam dois cabelos lisos e virgens por exemplo.

Ao avaliar o cabelo o profissional deve saber que tipo de cabelo é, liso, ondulado, anelado, seco, ressecado (ver post sobre secos e ressecados aqui) virgem, quimicamente tratado, poroso, enfim, existem vários tipo de cabelos a serem analisados.
All Soft Heavy Cream


Além de analisar o que dissemos anteriormente, é necessário saber o que a pessoa quer por fim.

As vezes temos pessoas com o cabelo anelado e volumoso e que gostam deles assim, mas querem mais brilho e maciez, ou temos pessoas que tem os cabelos lisos e oleosos e querem controlar a oleosidade e dar um volume extra nos fios.


Sempre deve ser usada a formula: A + B = AB, onde A é o que o cabelo necessita, B é o que a pessoa deseja no fim do tratamento e AB será o produto ou os produtos a serem utilizados para recuperar o fio. Vamos falar um pouco sobre o fio.


O fio de cabelo é a parte morta de todo o cabelo que começa ainda no bulbo capilar, folículo piloso, saindo pelo poro.

Quer saber da nata sobre tratamento no Brasil?:


O bulbo capilar é alimentado pelo sangue que circula nos vasos sanguíneos, de modo que é extremamente importante a alimentação para se ter um cabelo saudável, é importante frisar que uma pessoa com anemia também terá cabelos anêmicos.

 É de grande importância ensinar algumas coisas, o que o Cabelos E Sonhos fará agora:
Color Enhancer Perfect Platinum


  1. Química sobre química : aquele ato de sempre ao fazer o retoque de raiz (coloração, mechas) puxar para as pontas. Isso danifica cada vez mais o fio e o deixa cada vez mais poroso, ficando cada vez mais difícil sua recuperação e deixando-o cada vez mais susceptível a perder pigmento;
  2. Água quente: a água quente para lavar os cabelos, assim como a pele, não é muito boa, visto que ela incha os fios com mais facilidade e causa no couro cabeludo uma espécie de agressão, fazendo com que o cérebro envie uma informação de proteção ao couro cabeludo que, através das glândulas sudoríparas, passa a produzir mais suor para resfriar o couro cabeludo, desregulando assim a camada hidrolipídica, causando mais oleosidade e secamento no couro cabeludo e fios;
  3. Xampú neutro ou sem sal: o xampú neutro, ao contrário de crendices, não é bom para o fio, sendo que o ph do produto é 7 e o ph do cabelo em torno de 4,5, sendo assim o xampú neutro causa danos e ressecamento ao fio. Xampú sem sal é outra lenda, visto que o sal de cozinha (Cloreto de Sódio = NaCl) é utilizado na produção desse produto com o intuito de "engrossar" o liquido, sendo que também é necessário o uso de outro sal, o Lauril Éter Sulfato de Sódio poderoso desengordurante.
  4. Molhar o cabelo: essa prática também é danosa ao fio se você for daquelas pessoas que molham o cabelo sempre que aparece um "fiozinho" solto pro cima, pois a água possui cloro,e este também danifica os cabelos se utilizado sempre para abaixar os fios.


Color Enhancer Rich Vanilla
A linha que utilizo no salão onde trabalho é a REDKEN, marca que gosto muito e que jamais me deixou na mão, claro com conhecimento podemos trabalhar com várias marcas, mas essa em especial me auxilia muito para trabalhar com varios tipos de cabelos. 

Para quem deseja dar maciez ao cabelos eu utilizo a máscara hidratante da linha All Soft (Heavy Cream), para quem possui cabelos loiros com mechas ou coloridos, existem duas máscaras, ambas da linha Blond Glam (Color Enhancer Perfect Platinum para os loiros cinzas/platinados e a Color Enhancer Rich Vanilla para os platinados), para quem precisar, além de hidratar os fios, dar uma "domada" neles uma boa acertativa é a linha Smooth Down (Butter Treat)


Fresh Curls Curl Recovery
Para nao correr o risco de ser xingado por quem tem cabelos cacheados, vou dar aqui não uma mas duas dicas: para tratar as madeixas encaracoladas ultilizo a mascara Fresh Curls (Curl Recovery), contudo o show fica por conta do leave-in (sem enxague) Curl Refiner da mesma linha, que além de definir os cachos, hidrata-os permanentemente.

Fresh Curl Curls Refiner
É de muito bom grado ressaltar que os cabelos cacheados merecem uma atenção especial no que tange a cuidados e manutenção, visto que quem possui cabelos anelados normalmente sente-se incomodado com o volume que eles possuem, eu particularmente acho o volume maravilhoso quando sabemos explorá-lo.

Aqui somente algumas dicas sobre hidratação, muito superficiais, em outros posts iremos falar mais sobre como cuidar dos fios e deixá-los cada dia mais lindos. 

Ressalto a importância de obter dos leitores(as) do blog o parecer sobre as matérias, bem como dúvidas, pois assim poderei a cada dia fazer algo melhor e que atenda realmente o que as pessoas tem necessidade. 


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos



    Sobre o autor:

    Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.