Postado dia 15 novembro 2011

Diferença Entre Progressiva e Cauterização


Leitores do Blog Cabelos E Sonhos, muitos tem me perguntado no Studio onde trabalho a diferença entre escova progressiva e cauterização. Dúvida recorrente então vou aqui também compartilhar com vocês o conhecimento que tenho sobre o assunto. Vamos lá?

Ambos utilizam a Chapinha (Piastra)


A primeira diferença básica que vamos fazer é que um é tratamento para o cabelo e o outro é um "solucionador temporário" para volume do cabelo.

A cauterização é um tipo de tratamento para o cabelo que visa reconstruir as estruturas internas do fio, estruturas estas que acabam por ficarem desgastadas ou destruídas devido a químicas principalmente. Com a cauterização conseguimos reconstruir um cabelo agredido por descoloração e/ou relaxamento por exemplo.

Já falei de progressiva e cauterização separadamente nesses tópicos:




Quando você vê que seu cabelo está quebrando com facilidade, está debilitado, está cheio daquelas pontinhas brancas nos fios (sinal de quebra futura) ou o cabelo está sem vida, sem brilho, opaco com excessividade então neste caso é indicado a cauterização.

Lembrando que a cauterização é diferente da hidratação pois a hidratação também é um tratamento só que a hidratação e menos profunda que a cauterização. A cauterização penetra até o núcleo do cabelo e a hidratação não.

Já a progressiva ou inteligente NÃO TRATA, NÃO HIDRATA os cabelos. Eu não diria que estraga também. Pois na verdade a progressiva estraga os cabelos quando a pessoa não corta e não hidrata os cabelos com regularidade.

A progressiva ou inteligente serve para reduzir temporariamente o volume dos cabelos, nada tendo a ver com  tratar os cabelos. E é justamente nisso que se diferencia da cauterização.

Cauterização reduz volume? NÃO. Progressiva hidrata os cabelos? NÃO. Então espero ter aqui deixado claro a diferença básica entre os dois serviços.


Gostou da matéria? COMENTE.

Compartilhe no FACEBOOK  e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja fã da nossa página aqui ao lado!

Siga o Cabelos e Sonhos no Twitter@cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

57 COMENTÁRIOS:

  1. COMO FAÇO CADASTRO NO BLOG. QUERO FAZER UMA PERGUNTA, MAS VI EM VARIOS COMENTARIOS QUE SÓ SERÁ RESPONDIDA QDO REALIZAR O CADASTRO NO SITE.
    ABRÇS
     

    ResponderExcluir
  2. Do lado direito em ´´PARTICIPAR DESTE SITE`` clique e siga o blog. Mas nao estou ligando muito pra isso nao. Quem quiser seguir pq gosta entao legal, senao tudo bem tmb responderei do mesmo jeito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu faço escova inteligente gostaria de saber qual que pode ser feita primeiro a Escova inteligente ou a cauterização ? E quando tempo elas podem ser feita de uma pra outra. 

    ResponderExcluir
  4. olá, gostei muito do blog e pelo seus posts vi que você tem domínio do assunto.. o q é difícil hj em dia encontrar um cabelereiro que saiba realmente oq está fazendo.. gostei mto mesmo.. Por isso senti confiança em poder vim tirar uma dúvida.. é que meu cabelo tem a raiz lisa e tal mas é ondulado e um pouco cheio as vezes, aí eu resolvi fazer progressiva (ja tinha feito progressiva de leite mas não tinha dado certo) aí agora fiz uma chamada lipo testurizadora, mas não ficou boa, ficou um pouco alta após a 3 lavagem, alta até demais, afinal meu cabelo não é tão ruim (não sei se tem a ver isso) aí eu fui lá na cabelereira e ela "retocou" (passou outro produto, não sei qual produto foi não, mas não foi o mesmo, parece ser um tipo o da progressiva mas é mais fraco. aí eu fiquei um dia com ele no cabelo e lavei e tal, aí ficou ondulado do mesmo jeito, ta mais baixo do que o natural, mas oq eu não entendo é que cabelos piores que o meu ficam baixinhos e lisos e o meu q nem é tão ruim não alisa.. já 2 progressivas q eu faço e nenhuma tem o resultado prometido.. será o problema no meu cabelo? ou é o produto? ou o modo de fazer? 

    ResponderExcluir
  5. progresssiva e cauterizaçao combinam?

    ResponderExcluir
  6. Combinar combinam mas voce tem que fazer a cauterizacao antes ok.

    ResponderExcluir
  7. Ou o profissional???? Normalmente uma boa progressiva reduz 70% do volume. Dá pra voce ter ideia de como tem que ficar. Nao mude tanto de profissional. Procure obter informacoes de um que seja confiavel com alguem que voce ja viu resultado.

    ResponderExcluir
  8. Deve ser feito primeiro a cauterizacao. Pode fazer no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  9. Silene Xavier02 dezembro, 2011

    Bom dia Marlon fiquei feliz em ter você no meu blog é bom ter pessoas da mesma profissão sempre em contato, ja estou seguindo e sempre
     passarei por aqui, pois nesse nosso mundo temos muito que a prender a cada dia.Bjs e um ótimo fim de semana .

    ResponderExcluir
  10. Poxa que bakana. Vamos trocar idéias sempre para estarmos em dia com as tendências.

    ResponderExcluir
  11. Carolina Ribas02 dezembro, 2011

    Oi Bruno,

    Recebi seu comentário no meu blog, muito obrigada! :)

    Eu acabo me direcionando sempre à meninas pq recentemente fiz uma pesquisa c/ os leitores do blog e eu só tinha meninas, mas que bom que isso mudou, fiquei feliz!!!  já vou tratar de mudar isso...rsrsrs  :)

    Beijinhos,
    Carol
    www.nafiladocaixa.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Marlon, tenho visitado seu blog e gostei muito, apesar de entender apenas o imprescindível para não ficar careca, sobre cabelos, rsrsrsrsrs. Mas resulta que tenho uma pergunta séria a fazer, para a qual não encontrei nenhuma resposta na net.Tenho os cabelos cacheados e finos, uma amiga acaba de voltar do Brasil (estou em Málaga) com uma tal de escova cristal (matrix), ela não é cabelereira, mas é de confiança. A questão é: segundo o que ela me disse, essa escova, é uma selagem, um tipo de revestimento para os fios, que não vai alisar meu cabelo, apenas nos 3 primeiros dias que não pode lavar, e que, quando eu lavar, meus cabelos serão como antes, porém, com brilho, hidratado, cuidado, etc.Meu cabelo voltará a seu aspecto natural depois de lavar? Obrigada. 

    ResponderExcluir
  13. Olá Marlon,
    Eu tenho cabelos cacheados e finos, como este: 

    http://cdn1.mundodastribos.com/30872-penteados-cabelos-cacheados8.jpg

    Estive hidratando, nutrindo e reconstruindo o cabelo, cuidando realmente bem dele e tenho gostado do resultado, está hidratado, com brilho, sem quebra (não estou mais usando pente ou escova, e desembaraçando no banho apenas com condicionador), mas é uma rotina cansativa, pro cabelo ficar bonito preciso molhar ele e desembaraçar com condicionador sempre que vou sair. Quando voltar às aulas vai ser um problema maior, já que pego o ônibus pra escola às 5:30 da manhã, e molhar meu cabelo sempre tão cedo me deixa um pouco resfriada, além do que eu me acho mais bonita com cabelo liso xD
    Hoje, procurando um método de alisamento definitivo encontrei o Happy Liss, ou escova coreana, que diz alisar definitivamente, sendo necessário apenas fazer a aplicação do produto no cabelo que crescer. Este é o link do fabricante:

    http://www.magicstory.com.br/happy-liss.php

    Gostaria de saber de saber se esse alisamento é realmente definitivo e os danos que ele pode causar no cabelo. É claro que não vou deixar de cuidar bem deles depois disso. =D

    Agradeço desde já. Parabéns pelo blog, é ótimo, e preciso agradecer também por ele em nome de todos os leitores, pois em meio à tanta informação diversa, é bom ter um espaço pra contato com um profissional que possa dar informações confiáveis.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Olá Marlon, gostaria de perguntar o mesmo que perguntei sobre o alisamento coreano quanto ao Amend Gold Black Definitive Liss.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Natasha Ferreira04 janeiro, 2012

    Oii Marlon, eu queriaa esclarecer uam duvida..
    Eu fiz progressivaa em fevereiro de 2011, ficou lindoo, mais agoraa em janeiro de 2012 , quando eu pentenoo está caindo no pente fios inteiros e uns quebrados. Eu vou fikar carecaa ? Ou tem meses q o cabelo teem q cair pra renovar ?
    Bjjo aguardando respostaa.

    ResponderExcluir
  16. Pode fazer, é um tipo de cauterizacao.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  17. Amend é um tipo de alisamento definitivo. Como tambem o coreano.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  18. Voce mesma já respondeu. Rs.

    ***Por motivos pessoais nao respondi as perguntas feitas entre 10/12/2011 e 23/01/2012 logo em seguida, o que voltei a fazer normalmente hoje 24/01/2012 respondendo todas que foram feitas e continuarei normalmente***

    ResponderExcluir
  19. Sabrinahtardelli01 fevereiro, 2012

    meus cabelos estão super quebrados, pelo fato de secar ele todos os dias, já pensei em fazer progressiva de uma vez , mas tenho pouco cabelo, e fazendo a progressiva, vou ficar com menos cabelos ainda.. e também quero que ele cresça , mas sempre quando vou cortar tenho que tirar uma boa parte por causa do quebrado. O que eu posso fazer com o meu cabelo ?

    ResponderExcluir
  20. Não uso química,mas meu cabelo está quebrado,acho que é devido o uso da chapinha,acha que a cauterização seria uma boa escolha?Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. oi amigo boa noite! fiço uma pergunta ñ obtivo resposta!! refaço  se for possivel mim ajudar ...quero saber se eu posso  misturar cremes  juntamente com guanidina ? assim deixando mais fraco  att cida

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Marlon Meu nome è Ana Paula, eu fiz progressiva com formol e ela danificou muito meu cabelo, ele ficou quebradiço e ressecado porém eu sempre faça hidratação. Gostaria de saber o que posso fazer e qual produto posso usar para hidrata-lo e prevenir esse ressecamento. E quanto tempo esse produto da progressiva com formol demorará para sair totalmente dos cabelos? Obrigada espero que me ajude.

    ResponderExcluir
  23. Esqueci de comentar que tbm tenho muitas pontas duplas =/ me ajudaaa Marlon plisss

    ResponderExcluir
  24. SILVERIAFASHION23 março, 2012

    OI ANA PAULA SERIA BOM VC FAZER UMA CAUTERIZAÇÃO , O TEMPO DA PERMANENCIA DE PROGRESSIVA DEPENDE MUITO SE VC TEM ALISANTE SE SIM E SO CORTANDO SE NAO VAI CUIDANDO HIDRATANDO EM CASA TBEM AJUDA MUITO MAIS OU MENOS SETE MESES P SAIR USA PRODUTO QUE CONTEM TUTANO E MUITO BOM

    ResponderExcluir
  25. SILVERIAFASHION23 março, 2012

    NANCY CAUTERIZAÇÃO E UMA OTIMA SOLUÇÃO DE DOIS EM DOIS MESES, DPOIS DA UMA PAUSA DE SEIS MESES POIS EXCESSO DE QUERATINA TBEM PREJUDICA OS FIOS CORTAR AS PONTINHA TBEM SERIA ÓTIMO

    ResponderExcluir
  26. 3 meses em media. Hidrate os cabelos e corte de 2/2 meses. Evite quimicas por enquanto

    ResponderExcluir
  27. Ja tinha respondido sua pergunta mas entao respondo de novo: nao vai ajudar em nada, melhor dosar no ativador.

    ResponderExcluir
  28. Irenemorada31 março, 2012

    Boa Noite Marlon!gostaria que me tirasse uma duvida.Cauterização e Carga de Queratina fazem o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  29. Irenemorada01 abril, 2012

    Marlon esqueci de te pergunta uma coisa.A dois anos que venho fazendo química no cabelo, meu cabelo é fino e era liso na raíz e ondulado nas pontas, fiz inteligente  e depois passei a fazer selagem , gostaria de saber se eu deixar sair toda a química meu cabelo vai voltar como era antes.Depois que passei a fazer química meu cabelo ficou quebradiço cheio daqueles pontos brancos na ponta.O que vc me indicaria?Obrigado aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  30. Vai voltar sim, mas hidrate e corte com regularidade.

    ResponderExcluir
  31. Irenemorada08 abril, 2012

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Evelyn_cristina199402 maio, 2012

    antes de fazer uma progressiva sem formol é necessário fazer uma hidratação? qual a melhor? adoro suas dicas e opiniões, me ajuda mto.bjos aguardo respostas. evelyn

    ResponderExcluir
  33. Muito esclarecedor esse post! Adorei!!!
    Você explica muito bem.Ai se as cabeleireiras daqui tivessem conteúdo profissional...então no meu caso,eu continuo cauterizando de 15 em 15 dias e hidratando não é?E quanto ao shampoo,continuo com o Tutanat Crescimento?Ou você me indicaria outro?
    Parabéns pelo blog,o melhor que eu já vi até hoje,sobre cabelos!(verdade).

    Um abraço,amigo! 

    http://www.rishoncosmeticos.com.br/

    Esse é o endereço dos produtos que eu estou usando.

    ResponderExcluir
  34. Manuelaxonada25 junho, 2012

    Oi Marlon, adorei o seu blog. Preciso tirar uma dúvida. fiz progressiva em janeiro a base de carbocisteína, mas notei q meus cabelos estão nascendo com a raiz muito danificada. Antes eram finos, agora nascem grossos. Estou em dúvidas se faço outra progressiva ou se fico fazendo cauterização. pois o problema só esta na raiz.

    ResponderExcluir
  35. O cabelo nasce normalmente Manuela. Isso nao muda.

    Faça cauterizacoes somente.

    ResponderExcluir
  36. Mary-nandes29 junho, 2012

    olá boa tarde! quando vc diz cauterização a frio é não passar a prancha? mas p o resultado ficar melhor não teria q passa-lá? 

    ResponderExcluir
  37. Mary;

    cauterizacao a frio sao algumas marcas que tem. Eles trocam a prancha por um produto.

    ResponderExcluir
  38. Mari Varela_02 outubro, 2012

    Olá, tenho uma duvida... eu faço a muito tempo escova inteligente (AgiMax) e a pouco tempo fiz mechas loiro claro no cabelo. Minha cabeleleira recomendou que eu fizesse uma cauterização após as mechas para rpor a queratina perdida.. assim eu fiz, mas ela mesmo disse que eu teria que escolher entre o dois ( caueterização ou inteligente) porque se eu fizesse as duas, meu cabelo nao aguentaria. Essa informaçao procede? se sim, qual dos dois e melhor pro meu cabelo??? Obrigada :)

    ResponderExcluir
  39. Mari,

    prefira a cauterizacao (apesar de uma nao ter nada a ver com a outra) e prefira a frio.

    ResponderExcluir
  40. Nilmara Oliveira03 julho, 2013

    Olá querido Marlon Bruno, meu cabelo estava tingido de louro e mandei fazer um alisamento: Resultado; meu cabelo quebrou e perdir praticamente todo o comprimento do meu cabelo... Oque eu devo fazer para recupera meu cabelo e seu comprimento.. Por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
  41. Nilmara,

    cortar, cauterizar e esperar.

    ResponderExcluir
  42. Paula Maria Pereira07 julho, 2013

    Marlon, mesmo quem tem cabelo virgem deve fazer cauterização? ou ela so é indicada para cabelos q sofreram por quimica, tintura etc? Cabelo virgens podem usar a cauterização a quente? Bjs e obg

    ResponderExcluir
  43. Ivina Dias28 julho, 2013

    Olá, Marlon! Meus cabelos
    são cacheados e são muito ressecados e frizzados, fora o fato de ser um cabelo
    virgem. Eu não faço ideia de como cuidar deles! Gostaria que tivesse um aspeto
    mais saudável, eles só ficam "melhorzinhos" quando eu molho. Você
    acha que a cauterização ajudaria? Tem alguma coisa a ver se eu fizer a
    cauterização primeiro, para repará-los, e depois fazer escova progressiva?
    Enfim, desde já muito obrigada e perdão pela minha ignorância a respeito.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  44. ola marlon entao meu cabelo era loiro branco deixei creser bem a raiz e fiz luzes escuras dai tudo bem mais quis fazer progressiva mais nao pegou direito ficou ceco e sem vida e nao ficou bem liso .detale meu cabelo ja e liso mais por conta do loiro ficou com muito volume .dai fiz outra progressiva e tambem nao adiantou piorou .nao sei por que meu cabelo nao pega progressiva ? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  45. Paula,

    mesmo quem tem cabelos virgens...

    ResponderExcluir
  46. A Cauterização devolve a forma defina para meu cachos? pois fiz progressiva e ela deixou meu cabelo sem forma definida, opaco e armado,

    ResponderExcluir
  47. Ana,

    não 100% e não em um curto espaço de tempo, nem com uma somente. Será um processo.

    ResponderExcluir
  48. Oi Marlon.. meu cabelo é bastante cacheado, mas faço escova toda vez que lavo há muitos anos. Então meu cabelo já está acostumado com a escova. E já fiz escova progressiva e inteligente muitas vezes. Mas já tem +/- uns 2 anos que não faço mais, por achar que estraga um pouco o cabelo à longo prazo. Mas de vez em quando, principalmente no verão, tenho vontade de fazer alguma coisa que reduza o volume e o friz e me "facilite um pouco a vida" na hora de fazer a escova. O que você me recomenda ?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, Marlon! gostaria de saber quantos dias devo aguardar para fazer uma cauterização após um alisamento com tioglicolato de amônia? Grata!

    ResponderExcluir
  50. ooi! eu gostaria de saber se vc ja usou a escova da Over Still.. eu estou usando ela ja faz algum tempo.. e nao tem formol!

    ResponderExcluir
  51. Boa Noite Marlon!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, sem dúvidas alguma é excelente para quem quer aprender mais sobre cabelos e ter um profissional pronto pra ajudar e passar seus conhecimentos é excepcional!
    Queria saber se você conhece a escova progressiva Plástica dos Fios da Cadivéu e se recomenda o uso.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Tatiana Almeida01 junho, 2014

    Me é de grande ajuda essas dicas, obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...