Postado dia 10 dezembro 2012

Perda de Massa Capilar por Químicas Sucessivas


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Você sabe o que é cimento intercelular? Massa capilar? Você já ouviu falar em córtex capilar? Pois hoje vou falar de um assunto muito importante quando a questão é quebra de cabelos: a perda de massa capilar.



Muita gente nos dias de hoje fazem químicas nos cabelos, seja alisamentos ou seja descoloracoes e ainda coloracoes.

O problema não é esse, mas sim a quantidade que se faz sem levar em consideracao que os fios precisam ser regenerados. Isso sim faz toda a diferença.

Não precisa nem ser profissional para perceber isso, basta raciocinar usando exemplos. Vamos a um então: imagine você levantando de manha, sem comer nada, saindo para dar uma corrida de uma hora. Você vai conseguir? Dependendo sim. Mas como vai chegar em casa?

A resposta, no meu caso, seria: tarado de fome e sede.

Certa vez eu fiquei dois dias sem comer. Estava em um ponto de ônibus com um lindo CD na mão quando de repente tudo ficou quente e quando abri os olhos estava caído no chão e ainda falei com alguem: ''acho que desmaiei''... Não diga!

Igualmente acontece com os fios.

Os fios possuem o cimento intercelular, conhecido por alguns como massa capilar, e que como eu costumo dizer é o "músculo do cabelo.

A massa capilar também pode ser denominada córtex, apesar que não seria muito correto. Todas as químicas de transformação citadas acima ocorrem no córtex. Consequentemente se você faz sucessivas químicas alterando a estrutura do córtex, ele perde propriedades.

Por sequência se o córtex perde propriedades ou elementos e você não repõe, seja em forma de cauterizações ou de pós-química então ele cedo ou tarde acabará por não resistir. Falando em pós-química seria interessantíssimo você entender o quanto é necessário fazê-la nos fios após o relaxamento ou as luzes, por exemplo:



Entretanto há um ditado que deve ser levado a sério: é melhor prevenir do que remediar. Para quê destruir um cabelo para depois gastar reconstruindo o mesmo sendo que podemos nos aperceber e preparar o cabelo para tais procedimentos a fim de não ser tão agredido?

Isso conseguimos com o outro lado da moeda dos tratamentos em relação às químicas que seria o pré-química, outro assunto interessante, veja:


Portanto se você fez seguidos trabalhos químicos e seu cabelo acabou pro perder massa capilar, negligenciando assim o córtex, e isso é fácil de perceber, pois, os fios ficam finos, sem elasticidade e normalmente sem brilho, então você precisa recuperá-lo utilizando de algumas regras fundamentais de anamnese e aplicação.

Anamnese é o diagnóstico do fio capilar. E com base em 4 tipos, ou 4 itens, necessários para o cabelo eu criei o CCB - Cronograma Capilar Brasileiro - onde você identifica o problema dos seus fios e passa então a corrigir esses problemas com produtos específicos para cada item. Para conhecer o programa CCB você terá que perder, ou ganhar, um tempinho lendo algumas matérias aqui.

E a básica de introdução é a do programa, veja:

Com certeza absoluta se você seguir corretamente o fundamentado no CCB você irá recuperar seus fios. Basta ver nos comentários e até em outros blogs pessoas que mostram o quanto estão admiradas com esse sistema, que é o que uso a mais de 6 anos onde trabalho.

Se tiver alguma dúvida basta ir na parte "procure no blog" e digitar Cronograma Capilar Brasileiro e você encontrará todas as matérias relacionadas. 

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

11 COMENTÁRIOS:

  1. Adorei a matéria, Marlon!!! Meu cabelo já está apresentando outro resultado desde que começei o CCB!!! Um grande abraço....

    ResponderExcluir
  2. Tissa,

    que bom ouvir isso amiga, gostaria que voce fizesse esse comentario na materia sobre a promocao Cabelos E Sonhos com Marie Solti.

    ResponderExcluir
  3. elaine patricia de jesus11 dezembro, 2012

    O meu cabelo que antes era bem cheio,agora ta bem fininho,totalmente minguado,após anos fazendo definitiva e luzes...muitas luzes!
    Agora larguei o loiro e pra disfarçar a raiz eu pintei tudo escuro,radicalizei e nao fiz mais a definitiva estou ha 4 meses sem alisar e usando suas dicas aprendendo a cuidar do meu cabelo e usar produtos pra fortalecer e hidratar.
    Li em outros blogs sobre abaixar o volume dessa raiz natural,mas nao gostei de nada pq so falam sobre escovar e pranchar,sendo q pra mim nao resolve pq meu cabelo natural nao "aceita" escova...gostaria de sugerir sobre o assunto pq assim como eu axistem muitas cacheadas arrependidas e querendo seu cabelo de volta!ADORO ESSE BLOG !!!

    Se puder me indicar algo eu agradeço.

    ResponderExcluir
  4. fernanda.plz82@gmail.com13 dezembro, 2012

    Ola Marlon, faz algumas semanas que estou lendo seu blog e estou super feliz porque através do blog estou conhecendo meu cabelo, e já estou aplicando o CCB e está fazendo uma enorme diferença no meu cabelo...faço luzes e progressiva, e eu imaginava que progressiva hidratação rsrs, através do CCB comprei um kit conforme a necessidade do meu cabelo, o shampoo é de argan ( disciplinar ) Lacqua di Fiori, o dcondicionador de aminoacidos ( força ) Bio Extratus , a máscara ( cor e textura) Absolut Repair
    Loreal e o termoprotetor da mesma linha, eu não imaginava que meu cabelo ia ficar tão macio, sedoso e com muito brilho, e ele está bem mais forte e as pontas que eram bem ressecadas quase nem existe mais, aprendi que meu cabelo tb precisa ser alimentado rs. Agora uma perguntinha... como faço luzes quero fazer uma cautetizacao pra fortalece-lo , mas sei que precisa ser lavado com um shampoo anti-resíduo e como faço progressiva, sei que não é de recomendado, posontão utlizar um shampoo sem ser anti-resíduo ? Vou fazer a cauterizacao molecular da loreal. O que você acha??...parabéns pelo blog e que Deus abençoe muito você !!!

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Marlon.
    Encontrei seu blog hj e achei muito bom, parabéns.
    Como faço para repor a massa capilar? As pontas do meu cabelo tem um pigmento branquinhos(nao sei explicar,mais vc deve saber como é rs) e ficam bem amostra, gostaria de saber como melhorar isso, faço progressiva e nas pontas tenho guanidina

    Desde já Agradeço. Bjs

    ELIS GEOVANA
    Vitória - Es

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    nao use o anti residuo, so isso.

    ResponderExcluir
  7. Super esclarecedora a matéria!
    Parabéns pelo blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. renata primo02 janeiro, 2013

    ola eu tive perda da massa dos meus cabelos,pois usei descolorante em seguida passei relaxante,e depois pintei.o resultado ñ podia ser outro tive uma quebra muito grande nos fios ........estou muyito arrependida do que fiz mais li suas dicas e adorei!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Marlon, to em desespero!! A dois anos meu cabelo era de um liso escorrido, batia no quadril, loiro escuro e virgem. Então começaram os danos, cortei ele quase no ombro e acho que por que perdeu o peso, ficava cheio, então comecei a passar chapinha quase todos os dias, sem proteção e quase sem hidratação, depois disso resolvi fazer luzes e ele danificou demais, 4 meses depois, recuperei parte do dano e fiz luzes novamente, dessa vez não danificou tanto, ele ficou num ton claríssimo, fui deixando crescer e infelizmente cometi o erro de repicar ele, depois disso refiz luzes na raiz duas vezes e em seguida no cabelo todo, o que o quebrou mais. E todo esse processo sem largar a chapinha e não usando proteção, meu cabeleireiro sugeriu progressiva e na esperança de poder largar a chapinha, lá fui eu fazer! Depois de 3 semanas, do nada ele quebrou e pra minha tristeza as pontas danificaram muito, e ele que estava grande novamente foi parar no meio das costas. E como não pretendo fazer progressiva novamente, vou acabar voltando pra chapinha em breve, ele não tá em um nível péssimo de dano, mas não tem 80% da beleza que tinha antes de eu fazer tudo. Quero manter a cor. Outro problema é que não consigo me livrar do repicado, parece que a parte repicada não cresce! O que eu faço pra ter um cabelo longo, hidratado e brilhoso novamente? Help!! ): Desculpa pelo texto, beijão

    ResponderExcluir
  10. Achei super interessante esse post.... pessoas q fazem química sob química esquecem q os cabelos devem estar saudáveis, que necessitam de cuidados. Parabéns

    ResponderExcluir
  11. Rapha Ferreira04 outubro, 2013

    O que vc indicaria para meu cabelo, tem progressiva , ficou fino, quebradiço e com queda, ele ate diminui a quebra e queda qdo mudei a progressiva para red iron, mas qcho qeu tenho que reestruturar e ta oleoso devido um shampoo que usei,...o bbcream da inoar seria indicado, ou teria outro mais em conta?
    obrigada
    cinthya

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...