Postado dia 10 janeiro 2013

A Escova Cadiveu e o Problema




Eu falei que iria fazer uma série de matérias falando sobre vários tipos de escovas. Muita gente tem me procurado aqui no blog, no face e no salão, principalmente, para falar dos danos de escovas que achavam que eram uma coisa boa e não eram. Hoje vou falar da Cadiveu.


Resultado de um fio muito afinado com ácidos


Quero adiantar que mandei email para várias marcas a pelo menos 6 meses atrás, não obtendo resposta (talvez acharam que o Cabelos E Sonhos era um bloguezinho que atinge mil pessoas mês e não se ligaram que essa quantidade atingimos em hora).


Aproveite e siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

A escova Cadiveu, também denominada pela marca como " Plástica dos fios Cadiveu " tem em sua base de compostos o ÁCIDO ACÉTICO.

Por aí vocês já viram que o tempo fechou comigo. Eu definitivamente não gosto de escovas que tenham ácidos. Por que? Simples.

O cabelo possui um PH em torno de 5,5 e algo acima disso pra ele é considerado alcalino e algo abaixo é considerado mais ácido que o cabelo.

Quando você eleva o PH do cabelo a 9, 10, 12 que é caso de tinturas, descolorações e alisamentos você incha o fio de maneira que ele pode chegar a ficar com sua micra até 4 vezes maior (espessura).

Nesse aspecto o fio acaba por se esfarelar quando atinge tais patamares. Já viu quando um cabelo é descolorido e fica branco a ponto de derreter? Então, ali ele já chegou num Ph 12, 13...

Eu já tinha falado do problema dos ácidos na matéria sobre o ácido Glioxílico, veja só:



Ainda sobre o esfarelamento dos fios isso acontece também quando você pega um fio e o leva a um PH 2,5, 2, 1,5...o fio fica tão comprimido que também se esfarela.

Este é o problema da escova Cadiveu, o fio se afina, causando assim, com o passar do tempo, o esfarelamento do mesmo, em alguns casos, e o afinamento excessivo em outros. E este aspecto não sai.

Um outro problema parecido também ocorre com a escova da Portier, que falei nessa outra matéria, veja:




Tenho atendido várias pessoas no salão com problemas de escovas a base de ácidos, inclusive que fizeram em salões concorrentes ao que trabalho e que depois vieram até mim ao conhecer o blog para então arrumar os cabelos.

Hoje mesmo atendi 02 pessoas procurando entendimento e tratamento por conta disso.

Aqui em Belo Horizonte onde trabalho não faço progressiva/inteligente a base de ácidos nem de formol.

Já vou adiantar que não vou falar marca de produtos para ninguém, mas quem faz comigo sabe qual produto é pois mostro a todos para terem segurança (não vou fazer propaganda da marca, o que ganho com isso?).

Por isso aconselho: não faça escovas a base de ácido acético como a Cadiveu.

E se você quiser saber se escova progressiva hidrata o cabelo ou não então leia:


E você que fez uma escova de ácido eu gostaria de saber como ficou seu cabelo nos dias e um tempo depois. Conta pra gente nos comentários abaixo.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.