Postado dia 12 dezembro 2013

O que é Selagem Capilar e o que ela faz




A algum tempo eu venho falando de vários procedimentos para redução de volume aqui no blog o que nos levou a ser reconhecidos na internet e no meio dos profissionais. Entretanto nunca adentrei na questão da selagem capilar, o que farei aqui nesta matéria. O que é selagem capilar? O que ela faz?




Não se engane

Dentro dos salões existem vários tipos de procedimentos voltados para reduzir o volume dos cabelos ou alisar os mesmos.

E apesar de tantos lisos, o que tem feito sucesso em nosso Instagram @cabelosesonhos são os ondulados e com movimento, siga e confira.

E se estou falando de reduzir e alisar então é porque existem duas maneiras diferentes de mudar a forma do fio para que ele fique com menos volume.

Antes de continuar e para que você entenda melhor essa matéria, quero logo deixar o link de uma outra matéria onde eu falei mais profundamente sobre esses dois tipos de procedimentos, as diferenças entre eles e a indicação de cada um, veja:


O que a selagem faz é reduzir o volume do cabelo, ou seja, ela age temporariamente. Mas essa não é a principal questão que venho tratar aqui. O que venho tratar é: o que é selagem e o que ela faz?

A selagem capilar nada mais é que uma ESCOVA PROGRESSIVA. Isso mesmo. ESCOVA PROGRESSIVA. Ficou claro?

A questão é que ficou muito batido falar escova progressiva. A escova progressiva, como foi inicialmente chamada, existe a 1 década. Com o passar do tempo ficou meio "antigo" falar em escova progressiva.

Ficou mais interessante chamar a escova progressiva de nanocristalização, toxina botulínica capilar, plastica capilar, selagem capilar, selagem térmica.

Sobre a selagem térmica ou plastica capilar eu falei aqui no blog, e muito gente não gostou, apesar que muito, ou a maioria agradeceu pela matéria.

Se você quer saber mais sobre a plastica capilar aproveite para ler e se inteirar do assunto:


Quero aqui ressaltar que a selagem capilar normalmente é designada para falar da escova progressiva de formol. Aquela feita com creme e formol, ou queratina e formol.

Não estou aqui falando mal de quem faz, cada um é cada um, mas uma coisa sabemos: o formol é proibido no Brasil para ser usado como agente alisante desde 2012. E pode dar cadeia para quem insistir em usar...

Eu quando vou fazer progressiva ofereço com esse nome mesmo: progressiva. Pois é o que é.

A questão é que as pessoas chegam no salão sempre preocupadas em fazer algo que "abaixe os fios". Ou seja, perguntam se a cauterização abaixa os fios, se a hidratação abaixa os fios, se o tal tratamento vai reduzir volume, e ainda dizem que não querem fazer progressiva.

Daí dá brecha para oferecerem uma "selagem" que irá abaixar o volume mas não é "progressiva".

Eu sei que sou "o chato". Antes de fazer qualquer procedimento químico em alguém que não conheço eu faço uma cauterização a frio, uma reabilitação, enfim.

Portanto, selagem é progressiva. Entenda bem: reduz volume? É progressiva.

Cauterização não reduz volume.
Hidratação não reduz volume.
Botox capilar (o verdadeiro) não reduz volume.

Entendeu? Ao invés de se preocupar em fazer algo que sempre reduza o volume, preocupe em dar condições ao fio primeiro.

Ele irá agradecer. E você? Vai ficar muito mais lady.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.