Postado dia 07 maio 2015

Luzes e progressiva no mesmo cabelo combina




As vezes é, digamos, estressante lidar com certos tipos de, vamos dizer, exigências das pessoas. E digo isso não somente em relação ao profissional mas também pessoal. Mas aqui vou tratar sobre a questão de fazer luzes, mechas e progressivas e pretendo ser bem breve.




Eu avisei



Já para começar, e sem fazer rodeios, quero lhe sugerir seguir nosso Instagram @cabelosesonhos, não vou fazer propaganda extensiva, veja e confira você o que acha.


Tem gente que quer alisar o cabelo, ou reduzir o volume dele. Outras querem ser loiras como a fulana, ciclana, beltrana e por aí vai. Mas e quando a pessoa quer ao mesmo tempo fazer progressiva e ficar loira?

Um tempo atrás eu falava sobre em que ordem a pessoa deve fazer os dois procedimentos (caso ela opte mesmo por fazer os dois) e você pode conferir a resposta no seguinte link abaixo:


Sugiro fortemente que você leia a matéria anterior.

Mas nessa matéria aqui quero falar sobre fazer os dois procedimentos, e para não perder meu tempo e tomar o seu (leitor que admiro pois gosta do nosso trabalho como blogueiro e profissional) vou direto ao assunto.

NÃO INDICO QUEM FAZ PROGRESSIVA FAZER LUZES. NÃO INDICO QUEM FAZ LUZES FAZER PROGRESSIVA. 

Porque não tem como assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Entende? E claro que muitas vezes existe aquela "briguinha" entre cliente e profissional. De uma forma ou outra.

Seja do cliente que quer fazer os dois e o profissional orienta que não é legal e o cliente insiste, faz chantagem que vai fazer com outro se ele não fizer, ou do cliente que está em duvida de qual dos dois fazer, porque tem noção, mas o profissional insiste em empurrar os dois porque "o cabelo vai ficar mara"!

Para ajudar, os dois lados inclusive, eu fiz uma matéria falando do limite do cabeleireiro, mas também falei do limite do cliente, e até sugeri que a matéria fosse compartilhada no facebook com o cabeleireiro ou clientes para melhorar o entendimento entre ambos, confira:

Entenda, luzes, descoloração, mechas, ombrè hair, enfim, são procedimentos que o cabelo deve estar em boas condições de saúde e compatibilidade química para serem bem executados. E o cabelo com progressiva não ajuda nesse processo.

O cabelo é mais forçado para clarear, dependendo do tom não se consegue alcançar, dentre outros problemas.

Tem quem faz?  Sim. Eu fazia? Sim. Mas vi o quanto isso dava trabalho. Era um parto para fazer mechas em um cabelo com progressiva, sem quebrar, e alcançar o tom desejado, ou não dava e já sabia isso previamente e combinávamos outro tom, ou ficava fazendo malabarismo, gastando o dobro do tempo para fazer chegar no tom sem destruir o fio. Sério mesmo? Era o ó!!!

Hoje vejo que ter consciência e abrir mão de algumas coisas traz mas beneficio do que abraçar o mundo inteiro. O profissional pode até "perder" uma cliente porque se recusou a fazer tal procedimento que ele sabe que não iria ficar bom no final. Depois ela volta. Porque ele fez (ou deixou de fazer) o que era certo e bom para ela. E no final a pessoa reconhece.

Atualmente eu elimino possibilidades, e consequentemente problemas. Quando a pessoa tem progressiva e quer fazer mechas, eu nego. Se chega querendo fazer os dois, eu já digo que ela tem que escolher qual fazer.

Estava olhando meus trabalhos de loiros no Instagram de quase 2 anos atrás e vendo os de hoje, os loiros recentes são muito mais bonitos, justamente porque parei de fazer concessões e passei a agir ainda mais fechado.

Portanto se você está pensando em fazer os dois, pense bem. Vai ter quem faça? Muitos! Vai ficar satisfeita? Não acredito. E se ficar satisfeita na hora, vai ficar 3 meses depois? Duvido! Isso digo porque a maioria não pensa em tratar depois, e tratar de algo que você poderia ter evitado não é muito inteligente não é mesmo?

Recentemente resolvi começar a postar no meu canal do Youtube (que tal se inscrever lá?) sobre essa questão também, com detalhes mais atuais. Então, quer conferir esse vídeo? Basta clicar na imagem aí em baixo ó:



*Este post foi atualizado em 30/06/2020



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.