Postado dia 24 junho 2016

Cuidando do volume no cabelo de grávidas




Gravidez é um momento marcante para a mulher, independente da situação! E uma questão que muitas sentem falta é de cuidados para elas, e vamos dar dicas aqui sobre o volume nesse período.




Gravidez cabeluda

Já segue nosso Insta? Não? Então que tal ficar por dentro do nosso dia a a dia? Siga @cabelosesonhos e veja nosso trabalho.

É normal escutar mulheres relatando que na gravidez o cabelo ficou mais liso, mais crespo, caiu muito, cresceu "horrores" ou que simplesmente não mudou nada! Cada caso é um caso e eu é quem não irá entrar no mérito de dizer se acontece isso ou não porque já vi de tudo um pouco.

Mas um fato que tem chamado a atenção nos últimos tempos, eu diria nos últimos 10 anos (estamos em 2016 hein, caso em 2028 alguém esteja lendo essa matéria!) é justamente o controle de volume nesse período claustrofóbico (imagina ali dentro quente e sem espaço?).

Em outra oportunidade eu já tinha falado aqui sobre como cuidar dos cabelos no período de gravidez, até por sugestão de uma leitora, você já leu? Então confira:


A questão é que existem alguns cenários relacionados à mulher que quer controlar o volume na gravidez:

  1. Ela fazia relaxamento antes da gravidez;
  2. Ela fazia escova progressiva antes da gravidez;
  3. Ela não se importava com o volume antes da gravidez

E aí começam os problemas.

O relaxamento até pode ser feito (não indico se for o de Tioglicolato de Amônia, por conta do cheiro forte) mas eu sempre peço para fazer após o quarto mês de gestação e mesmo assim com liberação do médico da gestante. E obviamente faz-se necessário citar que em hipótese alguma deve-se levar o produto ao couro cabeludo.

Inclusive eu costumo indicar e só fazer o procedimento se a pessoa aceitar fazer com, no minimo 2 centímetros da raiz. Portanto aquelas mulheres que querem fazer beeeeem na "raizinha" não serão atendidas por mim, e se você é essa mulher e quer insistir, vale a pena perguntar: o que vale mais, sua raiz ou ter total segurança com sua prole?

Lógico que independente de fazer qualquer procedimento para controlar o volume deve-se tratar muuuuito bem os fios nesse período. Seja cauterizando no salão, seja hidratando em casa. E para não deixar você, gravidinha, na mão, saiba como tratar seu cabelo adequadamente analisando-o, o que ensino através do CCB, confira no link abaixo:


Já a escova progressiva eu não indico em momento algum da gravidez. Pelo motivo do cheiro. Mesmo aquelas que dizem não ter cheiro, tem sim, principalmente na hora de se aplicar a chapinha/prancha/piastra. E o vapor resultante da combustão da chapinha é ainda pior do que o do secador.

Mas o que existe de marcas aí que dizem poder fazer em "grávidas e crianças" não é brincadeira não. A marca irá defender que sim, o profissional irá querer defender que sim, e embora aqui no salão onde trabalho tenha progressiva dessas que "podem usar em grávidas e crianças" nem sequer usar eu uso, e nem que me paguem o triplo para fazer eu faço, pois o melhor travesseiro a noite é uma consciência tranquila.

Eu tenho um filho lindo, que vocês podem até conferir no Instagram ou na página do Facebook, e assim como cuido dele procuro cuidar daqueles que ainda nem vieram ao mundo.

Uma outra forma de cuidar do volume dos cabelos no período de gravidez é fazer uso de óleos quando escovar os fios e lavar menos, aliás, essa dica de lavar menos eu sempre dou para todo mundo. Eu mesmo lavo os meus 2/3 vezes semana no máximo. Para saber qual o melhor óleo, ou máscara leia o conceito do CCB que citei acima.

Você que está gravidinha, que tal deixar seu comentário sobre esse post e, de quebra, deixe sua sugestão de matéria para gravidez. Terei prazer em ajudar você e outras pessoas com matérias mais selecionadas.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.