Postado dia 26 outubro 2012

Pente de Madeira Retira Frizz?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

O bakana deste blog é que as pessoas entram aqui com cada dúvida legal que me ajuda e muito a falar de coisas que eu sei mas que de pouco usadas ou discutidas acabam por cair no esquecimento. E uma leitora questionou sobre os pentes. Então vamos falar deles.



O pente de madeira deixa os fios eletricos sem energia?
Tirador de frizz???


Eu já vi e ouvi falar de tanta coisa sobre acessórios para cabelo que quase nada me assusta mais. Tem algumas coisas muito diferentes que realmente tem um resultado bakana.


Já outras são só "chocalhos". Sabe por que chocalhos? Já viu aquele nenenzinho que você balança o chocalho pra ele e ele fica todo todo? Pois é. Tem acessórios que são assim.

O cabelo dá frizz por conta dos ânions contidos nele e que foram acumulados devido ao excesso de tração mecânica misturado com a falta de cationização dos fios. Eu já falei sobre íons e ânions em outra matéria que arrebentou a boca do balão (entendeu?) e se você quiser pode conferir:



Você já reparou que quando você chega os cabelos perto do televisor que está ligado a um tempo seus cabelos são atraídos? É porque normalmente seus fios estão negativos e o televisor emite íons positivos. Daí as cargas contrarias se atraem e seu cabelo é atraído pelo televisor.

Pois então. Para retirar os frizz dos cabelos, que normalmente são são causados por cargas positivas mesmo, é ideal usar produtos que tragam uma certa "cationização" para os fios. Seria basicamente retirar o frizz dos cabelos através de um método que regularize as cargas dos fios. Já falei disso mais profundamente:

Com relação ao pente de madeira, já li coisas sobre e algumas não concordo, por bases físicas:

  1. Pente de madeira retira eletricidade estática: para isso acontecer ele teria que emitir carga negativa, o que não acontece;
  2. Pente de madeira não quebra os fios: a não? Então penteie seu cabelo com força e como se estivesse atrasada e você vai ver;
  3. Ele distribui a oleosidade pelos fios: assim como os de plastico, de borracha, de osso, de marfim...
  4. São ótimos para definir cachos: sendo com os cabelos molhados, e o pente sendo de dentes largos aí eu concordo. Mas isso os de plástico também fazem.

Então pessoal, o pente de madeira NÃO RETIRA O FRIZZ dos fios. Se você está com frizz então está com eletricidade estática ( a não ser que seja por conta de quebra e consequente nascimento de fiozinhos pequenos).

Eu particularmente utilizo a anos uma única marca e um único modelo de pente para corte, quem já cortou comigo sabe que sou até chato: se o pente pensar em entortar uma cerdazinha sequer eu já troco. Por isso sempre tenho outros de reserva guardados, pois o que eu gosto é difícil de encontrar.

Mas ele também apesar de ser "ionizado" eu já penteei meu cabelo sequinho, limpo, acabado de secar e: DEU FRIZZ. Kkkkkkkkkk.

Fazer o que né.

Um bom investimento em termos de tratamento é fazer uma cauterização a frio, que é a que mais gosto e indico e que tenho visto ser muito superior a quente:

Portanto, para retirar o frizz somente investindo em produtos que tenham um PH balanceado de acordo com  o Ph ideal de hidratação e investir em produtos que tenham agentes disciplinantes e cationizados.

Dica: produtos com o item disciplina do CCB resolvem.

Pergunto: e aí, tem um pente de madeira aí ou já usou com o objetivo de tirar o frizz? E o resultado?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.