Postado dia 25 outubro 2012

Tinta no Cabelo Afina os Fios?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

No salão já ouvi cliente perguntar muita coisa que para mim já era fato tido como incontroverso. E uma dessas questões é justamente de a tintura, principalmente a feita seguidamente, afinar os fios. Até onde isso é verdade?

A tintura de cabelo tem o poder de deixar os mesmos mais finos ou é mito?
Fez tintura e afinou? Será???

O cabelo tem sua forma e espessura definida a partir da idade adolescente. Quem não mudou o tipo de cabelo na idade entre os 11 aos 14 foi meio raro. Eu tinha o cabelo extremamente liso e depois dos 12 ele deu uma Gianechinnada (boa essa hein!).

Fato é que o fio pode sim ter sua espessura alterada, seja para mais grosso ou para mais fino.

E essa questão de coloração é algo que meche com o imaginário de muitas pessoas, seja para o bem ou para algo mais, digamos, ruim. E sobre aspectos de coloração eu já tive oportunidade de desmistificar algumas coisas aqui


Mas em relação a tinta afinar os fios com o passar do tempo é verdade ou mito?

MITO PURO.

A tinta não tem capacidade de afinar os fios. O que acontece é que normalmente as pessoas, pelo menos no Brasil, tendem a fazer vários tipos de química e isso acaba por comprometer a relevância de algumas questões como a boa ou a má conduta de uma química.

E como por aqui as pessoas tem feito as progressivas a base de ácidos que acabam por fazer uma acidificação dos fios e afinando-os as pessoas posteriormente fazem a tintura e acabam falando que foi a tinta que causam esse afinamento do fio.

Portanto essa questão de que tinta afina o cabelo não procede. É válido lembrar que a maneira correta de aplicar a tinta e seu uso faz a diferença no cabelo a longo prazo. Não se deve aplicar tinta em cima de tinta. 

Isso causa cada vez mais porosidade e agressão.

Sem contar que os cabelos que estejam secos pode ficar ressecados a acabar por ficarem ainda mais sem brilho, sem maciez e dando mais despesa para consertar. Se você quer saber sobre a diferença de cabelo seco para ressecado veja:


Portanto caros sempre atentos e motivados leitores, fica aí mais um MITO desvendado para vocês. Para aqueles que tinham dúvida, problema resolvido. Para quem já sabia apenas a confirmação.

Pergunto: Você já se deparou com essa questão ou já viu alguem falar sobre o assunto?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.