Postado dia 06 fevereiro 2013

Qual o Intervalo entre uma Tintura de Cabelo e Outra?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Uma dúvida comum entre meus clientes aqui em Belo Horizonte bem como em muitas outras pessoas que fazem coloração é em relação à periodicidade do retoque. Por conta disso vou falar brevemente sobre essa questão abordando duas correntes diferentes: a tradicional e a minha.



Aquele cabelinho branco aparece e pronto!

Normalmente para os homens não faz diferença alguma (eu tenho!). Mas para as mulheres....

Tenho clientes que retocam a raiz de 15/15 dias. Outras de 3/3 semanas, outras mensalmente.... E tem aquelas que não entenderam corretamente o que é retocar...

Mas e qual a periodicidade correta de se fazer o retoque de coloração, vulgo tintura?

A primeira corrente, tradicional, diz que é em torno de 1 mês, ou seja, o cabelo deve ser retocado todo mês, quando fica normalmente aquele dedinho de raiz.

Para quem tem muitos cabelos brancos, e com bom crescimento, 1 mês é o tempo limite (pergunte pra você ver), pois os fios ficam brancos demais e a cobertura de branco se torna algo urgente.

Inclusive você pode aproveitar para aprender como cobrir cabelos brancos nesta matéria:



Então podemos observar que tem pessoas que para elas 1 mês é um tempo muito longo.

Aí vem a minha posição.

Sempre quando me perguntam sobre tempo limite de retoque de tintura eu respondo a mesma coisa: no tempo que incomodar você!

Por que não é justo ficar ditando regras. Imagina que uma pessoa tem o crescimento de 2,0 cm ao mês e não está nem aí? Ela deixa a raiz chegar na altura do nariz e nem liga...só retoca quando precisa ir em algum lugar ou algo parecido.

Mas imagine uma pessoa que tem um crescimento de 1,0 cm ao mês mas tem horror ao ver cabelos brancos em sua cabeça? Essa pessoa com 10/15 dias já fica louca pra retocar.

Então segundo minha opinião e como tenho indicado nesses 9 anos de trabalho, eu creio que a pessoa deve retocar no tempo em que ela se sentir incomodada. No tempo em que ela olha no espelho e fala: está na hora, não estou legal!

Se me perguntarem se tem algum problema em retocar 2 vezes ao mês ou mais eu vou responder: "Se não tiver cuidado com tratamentos e se aplicar no cabelo todo, sim!".

A canície em determinadas pessoas se mostra mais feroz. Algumas, além de retocar em menos tempo, acabam até mesmo fazendo uma mordaçagem para cobrir os brancos corretamente.

Já vi que você ficou meio perdido(a) com relação à mordaçagem né? Então leia sobre:

Então resumindo: na minha opinião o retoque deve ser feito quando a pessoa não se sente bem com o cabelo do modo em que ele se encontra. Sendo assim não há uma regra de tempo certo para todos.

Obviamente há que se prezar pelo bom senso né Maria Bethânia...

E você faz retoque de quanto em quanto tempo? Como está a saúde do seu fio da maneira como você tem feito o retoque? Conte pra gente.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.