Postado dia 15 julho 2013

Qual Estraga Menos, Luzes ou Tintura?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Químicas e mais químicas sabemos que tanto luzes, mechas como tintura danificam os fios por serem procedimentos  invasivos (uau, tipo cirurgia!). Mas qual deles danifica mais e o que fazer para reparar o dano?


Qual danifica menos?


Quando alguém decide fazer uma química de colorimetria, seja coloração ou mechas, obviamente pensa, ainda que superficialmente, que o cabelo será danificado.

Quando eu falo em danificado eu tenho até muito cuidado em passar o que realmente quero para que não haja possibilidade de haver confusão. Uma coisa é danificar o fio de um modo natural por conta desse passar por um procedimento químico e outra coisa é danificar o fio por conta de não saber dosar a química e a resistência pilar.

Podemos tranquilamente fazer uma química no fio de coloração ou de mechas e reabilitar esse fio, ou seja, deixar ele, mesmo tendo passado por estes procedimentos, como um cabelo virgem. Sim! Químico com aspecto de virgem! É sensacional!

Daí você observar cabelos loiríssimos ou alisados com um aspecto tão bom que parecem ser daquele jeito naturalmente. Se você quiser entender melhor sobre reabilitação capilar então veja:



Quando pergunto se luzes danifica mais que tintura ou vice e versa é algo meio subjetivo dependendo do ponto de vista. Pela lógica a descoloração (mechas) agride muito mais o cabelo por elevar o PH do fio mais. Em tese.

Digo em tese pois nem sempre fazemos mechas utilizando do pó descolorante que possui persulfato de potássio. Em muitos casos usamos pó descolorante sem amônia, em outros um creme descolorante que possui óleo, em em vários usamos a própria tinta para fazer mechas.

Neste sentido entendemos que pode ser que ao fazermos uma tintura onde se utilize uma superclareadora (com ox de 12% a 1:2) o fio fique mais danificado do que se fizermos mechas com creme descolorante oleico com ox de 6%.

Falando grego? Creio que profissionais entendem bem o que estou falando, e é o que realmente importa mais pois se você que é leigo no assunto cabelos tentar fazer algum desses procedimentos em casa sem conhecimento tanto faz ler o que você leu aqui no blog, você poderá danificar seu cabelo com força. Entende isso?

E para muitos que estão na situação de cabelos quebrados por conta de procedimentos químicos mal sucedidos fica a dica:



Então para não haver perguntas ou comentário do tipo: "falou, falou e não disse nada", então saliento: a tintura danifica menos o fio do que as mechas descoloridas. Ponto.

Entretanto há muitos casos em que as mechas irão danificar menos o cabelo do que a tintura, levando em consideração o tipo de química usada e o aspecto do fio no momento do  procedimento.

Basta avaliar o que você quer, o que seu cabelo pode, e a técnica a ser usada.

Ratifico que em todo o caso o que mais faz diferença, é o que o dono do cabelo a passar pelo procedimento faz no dia a dia em relação aos fios, hidratando, cauterizando, usando bons produtos de manutenção...



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.