Postado dia 13 agosto 2013

Queda de Cabelo tem que ter Pontinho Branco?




Falando sobre queda de cabelo algumas pessoas questionam e ficam na dúvida em relação àqueles pontinhos brancos que aparecem ou saem no cabelo e isso é algo para ser bem esclarecido.


Só observo


Existem duas formas de os cabelos saírem da cabeça: caindo ou quebrando!

Quando os fios quebram as extremidades ficam com pontas duplas, ficam estranhas e em muitos casos ficam ainda com um pontinho branco.

Por outro lado, os fios quando caem acabam por saírem com um pontinho branco também. Mas nem sempre.

Qual a diferença?

Bom, primeiramente para que você entenda a diferença de quebra e queda vou sugerir a leitura de um outro artigo aqui do blog mesmo:

O cabelo quando tem um pontinho branco no meio do fio é porque passou por uma química feroz que acabou por saturar o fio a tal ponto que ocorreu uma espécie de "explosão química" interna nos fios.

Ali onde está aquele pontinho branco com certeza absoluta o fio irá se partir. O nome que damos a isso é Trichorrexis Nodosa. A partir da quebra desse pontinho o cabelo normalmente forma pontas duplas.

Mas e quando o fio cai e tem um pontinho branco bem no início?

Isso é mais comum ocorrer quando a queda se dá por dermatite seborreica, onde há uma produção feroz de sebo pelo bulbo capilar que acaba por fazer o fio não resistir e se soltar da raiz.

Agora o mais importante: para ser definido como queda o cabelo NÃO precisa ter o pontinho branco na ponta. Eu escuto muitas mulheres falando que estão com queda por verem um pontinho branco no cabelo.

E a queda feminina é diferente da masculina, como você pode observar nessa matéria do link abaixo:

Não é porque o cabelo está com um pontinho branco na ponta que quer dizer que ele caiu, ele pode ter sido partido em um ponto acima da Trichorrexis Nodosa simplesmente.

Portanto não confie na questão de, se viu um pontinho branco na ponta de um fio de cabelo com certeza foi queda. Quedas podem ocorrer horrores e não haver um ponto branco sequer.

Entretanto é de ressaltar que existem quatro diferenças quando o fio se solta da cabeça vamos assim dizer:


  1. Quando tem o pontinho branco na ponta, meio ovalado, seboso, como se fosse um "casulo" a envolver a extremidade do fio;
  2. Quando tem o pontinho branco na ponta mas ele parece ser um pontinho sem forma, quase como se fosse uma "pinta" ali no final do fio;
  3. Quando tem um pontinho branco no meio do cabelo, ou não necessariamente no meio mas acima da ponta, indicando que o fio não se partiu exatamente onde há o ponto;
  4. Quando não há pontinho branco algum.

Feito essas considerações, e antes de explica-las, quero dizer que essa matéria tem também no meu canal do Youtube e eu vou deixar o link no final do post.

Explicando os 4 itens: no caso do 1 é quando o fio realmente se solta do couro cabeludo por conta de o mesmo (couro) estar com algum problema (oleosidade por exemplo). Já no exemplo 2 ocorre quando houve quebra ocasionada normalmente por corte químico.

Já no item 3 o cabelo pode ter caído ou mesmo quebrado, mas o pontinho no meio do cabelo indica que ali houve um problema com química ou uso excessivo de chapinha/secador sem proteção.

E o item 4 ocorre quando ha a queda natural do cabelo, por troca temporal (fase telógena) ou quando o cabelo se rompe em alguma parte, que geralmente é ocasionada por estresse mecânico (escovação, pentear, prender forte demais...).

Assim fica fácil você entender melhor o que pode ter acontecido com seu cabelo se ele apareceu com esses pontinhos brancos.

Abaixo deixo o link da matéria em vídeo no YOUTUBE onde eu abordei alguns pontos um pouco diferentes daqui.

* Essa matéria foi atualizada em 03/05/2020



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.