Postado dia 14 agosto 2013

Tratando dos Cabelos Ondulados e Cacheados




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Andei pesquisando por aí e realmente constatei o que alguns leitores falaram nos comentários do blog: não existem muitas dicas para cabelos cacheados. Sendo assim abraço essa causa, e vamos falar sobre os tratamentos dos cabelos ondulados e cacheados.

Todo mundo quer uma ondinha, um cachinho...


Eu creio que você leitor que chegou até aqui espera ver muita coisa bakana sobre cabelos ondulados/cacheados. 


Creio também que você saiba que não tem como falar de um mundo imenso como esse em apenas uma única matéria, óbvio.

Aqui quero e irei falar um pouco dos cabelos ondulados/cacheados mais como uma síntese.

Você sabe como tratar dos cabelos ondulados/cacheados? Agora você deve estar pensando dessa forma: "se eu soubesse não teria vindo aqui!" e provavelmente está com uma cara assim:



Pois é, os cabelos ondulado/cacheados necessitam de cuidados completamente diferenciados. Até aqui tudo bem, você já sabia. Mas também sabia que esse tipo de cabelo precisa de MEMÓRIA DE CURVA?

Então dá licença que eu vou passar!

Esse tipo de cabelo tem esse formato por conta da abertura do folículo piloso (falarei de histologia capilar dos ondulados/cacheados em um outro momento).

As ondas/cachos possuem naturalmente menos brilho (por conta da superfície ser menos plana), mais porosidade (pela constituição do fio), e tendem a não ficarem definidos (pelo peso do fio e a falta da "memória de curva").

Sobre a memória de curva falarei em um outro post (portanto nos acompanhe).

Para não falar que nunca falei de ondulados confira:


Veja algumas dicas para tratar e cuidar dos cabelos ondulados e cacheados:

  1. Água quente: eu sempre falo para dar preferência à água mais fria, mas para você que tem cabelos ondulados, e principalmente cacheados, você DEVE lavar com água mais fria. DEVE! DEVE! Deu para entender? Os ondulados e cacheados são mais porosos e a água quente os deixa carregados negativamente o que aumenta ainda mais a indisciplina e volume deles. Lembre-se DEVE;

  2. Produtos específicos totais: pessoal a palavra "totais" não está aí à toa! Quando digo específico totais é porque o que existe de linha pilantra que está no mercado para enganar e vender não está no gibi. Cabelos ondulados/cacheados precisam ter mais peso, na maioria das vezes, e precisam criar "memória de curva";

  3. Lavando: os cabelos O&C (cansei de ficar escrevendo ondulados e cacheados) por terem maior dificuldade de distribuir óleo eu seu comprimento, por conta das O&C, não devem ser lavados com assiduidade, mas sim com um intervalo de tempo maior, eu diria 2x na semana no máximo;

  4. Cauterizar a frio: aqui mais do que nunca se faz necessário que haja cauterização e obrigatoriamente à frio, pois a cauterização à quente, de queratina, endurece os fios e desidrata os mesmos, e desidratar um cabelo que tem facilidade para perder água não é mais indicado concorda?

Como creio que seguidores do Low Poo e No Poo lerão essa matéria então quero salientar que já falei da técnica aqui e indico a leitura:

Sei que essa matéria irá ajudar muita gente que não tinha muito o que ler sobre cabelos O&C. Tenho muita coisa pra falar, muita mesmo, e irei falando aqui no blog. Criei até uma "tag" específica, a "cacheados" onde vocês poderão conferir matérias sobre o assunto.

Se gostaram compartilhem, quanto mais pessoas lerem, comentarem e divulgarem matérias deste tipo, O&C, mais escreverei.

Também dei dicas sobre tratar cabelos ondulados no meu canal do Youtube, e lá no meu Instagram @cabelosesonhos você pode conferir dicas ainda mais fantásticas. Segue lá.

*Esse post foi atualizado em Fev/2021



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.