Postado dia 20 outubro 2015

Como saber se é progressiva ou não




Muitas pessoas chegam no salão confusas em relação aos produtos e procedimentos a serem feitos e usados no cabelo. Por conta disso tem havido muitos mal entendidos ou enganos e vamos mostrar uma maneira fácil de saber se tal procedimento é progressiva ou não.





Recentemente atendi uma advogada, muito inteligente por sinal, mas que apesar de todo conhecimento e observação não tinha a menor idéia de que tinham feito uma escova progressiva no cabelo dela.

Muitos cabelos que posto no nosso Instagram @cabelosesonhos como também na nossa pagina no Facebook tem progressiva mas que foram tratados por um tempo.

Essa advogada chegou nos procurando porque o cabelo estava partindo e ela não sabia o que fazer e inclusive tinha parado de fazer o loiro que gosta a uns meses por conta disso e estava com dúvida do que fazer. Disse que estava fazendo tratamentos para cabelo com "raleamento" e tal.

Esse "raleamento" era quebra, e sobre quebra de cabelo já falei muito aqui no blog, confira uma das matérias:




Pois bem. Analisando o cabelo dela passei a mão nos seus fios para verificar a densidade de raiz e pontas e também textura e espessura do fio (diagnóstico preciso para saber o que foi feito mesmo que a pessoa não saiba o que fizeram).

Após avaliar o cabelo e constatar o que havia sido feito eu perguntei para ela se, por acaso, ela tinha feito progressiva e a resposta foi que "não, não faço progressiva há anos".

Então insisti em perguntar, porém de outra forma. Perguntei se ela fazia tratamento "mais profundos" no salão, no que ela respondeu que a única coisa que o cabeleireiro tinha feito da ultima vez tinha sido um tratamento "profundo" que era a SELAGEM!

Ponto, acabou! Pois a selagem nada mais é que uma progressiva, veja o que falei sobre o assunto:




Então eu expliquei a ela que, por conta de o cabelo ter partido em várias partes e não somente em um ponto, houve uma quebra difusa, e também o fio tinha afinado, caracteristicas das escovas progressivas à base de ácidos, que normalmente são aplicadas no fios, dá-se uma pausa de 30/45 minutos, o que leva a crer ser um tipo de "hidratação" e o produto é retirado dos fios, porém fazendo o uso depois de chapinha.

Para você saber se um determinado procedimento é ou não progressiva, ou se o produto a ser usado no seu cabelo é ou não um tipo de progressiva, é muito fácil: basta saber ou observar o efeito que dará no cabelo.

Se causar redução de forma, ainda que minima, é progressiva. Cauterização, hidratação, reconstrução, e tratamentos do tipo NÃO REDUZEM VOLUME, NEM ALISAM, NEM MUDAM A FORMA.

Coloquei volume e forma mas destaco mais a segunda, pois se um cabelo tiver volume por ressecamento e for bem tratado ele irá ficar mais disciplinado, mas DISCIPLINA não tem nada a ver com MUDANÇA DE FORMA.

As vezes fazemos uma cauterização no salão, de forma correta, em um cabelo maltratado, e por conta disso as vezes sugerimos a escova após o procedimento. O cabelo sai lisinho, bonitinho, mas quando lavar a forma irá voltar. Se é ondulado, cacheado, ou coisa do tipo, ele continuará quando a água bater.

Ele vai ficar mais gostoso no toque, na textura, no controle, mas nada que reduza volume, ainda mais com uma única aplicação. Nunca!

Tenho vários casos em que a pessoa começou a cauterizar, hidratar, cuidar dos fios, e com o tempo o ressecamento e a rebeldia dos fios saíram e deram lugar ao cabelo, do jeito que ele é, cacheado mas com definição, ondulado mas com controle, e a pessoa optou por não mais fazer progressiva, por exemplo.

Então lembrem-se disso: não importa o nome do procedimento, se reduziu volume, alisou, ou abaixou seu cabelo de forma brusca, é progressiva. Portanto cuidado com falas do tipo "vai dar uma abaixada no seu volume", "vai reduzir esse cabelão" dentre outras.

Eu gosto dos comentários, então deixe o seu dizendo se já aconteceu de fazer algo achando que era outra coisa.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.