Postado dia 17 julho 2017

Como ter o cabelo natural e bonito




Os anos passam, épocas passam, gostos mudam. Isso é fato. Como é fato que hoje, 2017, as pessoas buscam mais ter cabelos naturais que chapados. Então confira dicas de como ter o cabelo natural e bonito.




O cabelo...


Quando falo de cabelos natural não estou dizendo somente o cabelo sem progressiva, ou sem coloração. Estou dizendo do cabelo natural, em termos de forma mesmo. Anelado, cacheado, etc...


Antes de continuar quero fazer um pedido: siga nosso Instagram e nossa Fan Page do Facebook.

Tenho visto pessoas que por um motivo ou outro acabaram se arrependendo das químicas, ou mesmo porque decidiram ter os cabelos de forma mais natural. Eu sou um deles. Fiz relaxamento no cabelo por 9 anos, de 2006 a 2015.

Em 2015 fui atender no sul do Brasil e não conseguir relaxar meu cabelo para a viagem. Mas fui, fiquei 3 dias e voltei. As pessoas gostaram do trabalho, gostaram de mim e...não fez diferença estar com o cabelo relaxado ou não!

Minha ficha caiu. Dava um trabalho danado, eu não conseguia o visual que as barbearias estavam lançando e então decidi abandonar o relaxamento de vez, e definitivamente. Foi duro. Demorei muito tempo para acostumar. Isso eu conto em detalhes nessa matéria que fiz quando ainda estava lutando para chegar no natural, confira:



 Mas a questão é que após abandonar o relaxamento e usar o cabelo natural eu passei a me habituar com novos métodos. É o que vou dar dicas a vocês aqui, que querem usar o cabelo natural e deixar ele bonito.

A primeira coisa que você tem que entender é: natural é uma coisa, descuidado é outra. Se você quer lavar e deixar ele secar sem nada, sem tratar, sem usar produto algum, dormir e acordar linda, então o que você precisa é ser atriz de filme mexicano, tipo Marimar ou algo do tipo!

Isso mesmo querida, pare com essa neura de "ah eu queria ver esse cabelo sem nada, após lavar, dormir e quando acordar"! Acorda linda!! Se até planta precisa ser bem cuidada para ficar bonita você acha que seu cabelinho não merece? Well...

Duas coisas que você, que quer usar os fios naturais e bonitos, não pode deixar de ter/fazer: tratar semanalmente com máscara e usar leave-in SEMPRE.

E eu já ensinei no post abaixo como fazer uma boa hidratação, seja em casa, seja no salão, então confira:

O tratamento será para combater a textura, fragilidade e disciplina dos fios. Já o leave-in fará o trabalho de manutenção e de disciplina do fio. Um cabelo que sempre usa leave-in está sempre mais brilhante, sempre com uma textura mais gostosa e também mais maleável, macio.

Não importa se o seu cabelo é tipo A ou C, o leave-in é necessário. Para quem tem os fios ondulados, cacheados então é mais que necessário por conta da disciplina e da necessidade que esse tipo de fio tem de absorver óleo (é como a pele seca sem uso de hidratante).

Meu cabelo é enrolado, dá uns anéis, entende? E por comodidade no dia a dia eu escovo para lavar menos durante a semana. E tenho que hidratar duas vezes na semana, usar 1 protetor térmico hidratante e 1 óleo para secar os fios. E quando eu quero deixar ele 100% natural, sem escovar, eu uso um outro leave-in que seja mais oleoso e hidratante. Se quero mais macio adiciono óleo.

E todas as manhãs eu tenho que dar uma remodelada nele, seja escovado, seja com a forma natural. Existem umidificadores de cabelos hoje espetaculares, para serem usados todos os dias após acordar e não ter que lavar os fios novamente.

Então se você quer usar os fios naturais, e bonitos, saiba que não tem como se não usar um leave-in legal e tratar constantemente.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.