Postado dia 01 agosto 2017

Como matizar cabelo alaranjado




Na procura por ter um cabelo com uma cor diferente, normalmente um loiro, muitos acabam por ter o cabelo de uma cor indesejada, muitas vezes o alaranjado. Isso pode ser evitado e corrigido se seguidos alguns passos simples.




O objetivo não era esse

Desde logo quero pedir para você, querido leitor, seguir nosso Instagram e nosso Facebook. Curte lá.

Já avançando em nossa matéria quero ressaltar algo fático: normalmente quem acaba ficando com o cabelo laranja (estranho) são aquelas pessoas que procuram clarear o cabelo, normalmente castanho, com tinta de farmácia e em casa. Pessoal isso é fato. Atendo muitas pessoas aqui no salão por conta disso especificamente.

Mas existem também as pessoas que vão até o salão sim, pagam para fazer uma coloração (loiro médio por exemplo) e o cabelo fica muito laranjado. Isso se dá ao fato, em ambos os casos, devido à falta de noção e conhecimento do fundo de clareamento capilar por parte da pessoa e/ou do "profissional".

Para evitar é muito fácil. Se o cabelo for castanho e quiser um loiro médio ou loiro claro, fazendo coloração (não mechas) ou seja, tintura, tem que saber que o cabelo vai revelar sim um fundo laranjado. Para isso o correto é já fazer com uma coloração que seja neutralizante de alaranjado, como o acinzentado.

Nesse caso, do cabelo natural castanho, a questão é que o cabelo já carrega pigmentos granulosos, vermelhos. É importante entender que o método acima é válido para cabelos virgens pois se o cabelo já tiver coloração e essa for mais escura que a que está se tentando colocar ela não irá acontecer, ou melhor, não irá "pegar".

Ressalto ainda que de modo algum o cabelo ficará como o loiro da cartela de cor, ou da "caixinha". Isso porque tem o famoso fundo de clareamento que citei no link acima e que, creio eu, você leu para entender.

Já se você fez a besteira de aplicar sozinha em casa, ou mesmo foi em um salão que o "profissional" lá estava sem nem saber direito o que estava fazendo, e seu cabelo ficou alaranjado e você está aqui por isso então fica a dica.

Neste caso você tem duas opções: voltar o cabelo para a cor natural ou neutralizar o alaranjado com outra coloração.

No segundo caso, de neutralizar o cabelo alaranjado, basta usar uma coloração que o reflexo seja o inverso do fundo de clareamento que você não gostou, que nesse caso é o alaranjado.

Então se o cabelo ficou alaranjado usando uma tinta loiro médio, por exemplo, você pode usar o loiro médio acinzentado (que na verdade é um azul) para corrigir esse laranja. O cabelo irá fechar um pouco, mas não ficará com o reflexo cenoura. Já se seu cabelo ficou alaranjado usando um loiro claro, seu cabelo ficou laranja/amarelado, ou seja, um pouco mais clarinho, mas ainda assim alaranjado.

Nesse caso o mais correto é usar um loiro claro acinzentado/irisado (o irisado também é chamado de roxo ou violeta).

Não usei números de tintas aqui porque existem variações de marca para marca. Na L'Oreal o 2 é roxo, já na Wella o 2 é mate. Sem contar outras marcas.

Alguns irão indicar aqueles shampoos "matizadores" ou aqueles outros produtos que dizem "matizar" mas já aviso: é só maquiagem, o alaranjado vai voltar com o tempo.

O correto é fazer o que estou mostrando aqui pois isso irá mudar a cor, e não somente dar uma maquiada por cima dos fios que irá sair com o tempo.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.