Postado dia 19 agosto 2021

Queda de cabelo no Hipotireoidismo




Quando se percebe uma queda de cabelo com mais frequência que o normal muitos se perguntam por que aquilo está acontecendo. E nesse momento às vezes surgem duvidas se pode haver uma mudança hormonal.


Perceba os sinais...


Nesse sentido é muito comum pessoas que já possuem hipotireoidismo saberem que a queda capilar se deve a esse fato, mas isso faz mesmo sentido?

Com mais frequência lá no meu Instagram e também no Youtube eu trago alguns assuntos para vocês refletirem. E quando eu digo refletir não estou dizendo aquela viagem brisante não. Eu digo no sentido de raciocinar. Algo como "pensando bem, se água muito quente no banho resseca a pele isso pode acontecer com o fio também...". É esse o tipo de pensamento que a pessoa deve ter para descobrir muitas questões relacionadas ao cabelo.

Há muito tempo atrás eu já tecia comentários sobre a queda de cabelo exclusivamente feminina, que você pode conferir também nesse post:



E o interessante é que a esmagadora maioria das mulheres que realmente está com queda capilar acabam por estar envolvidas com alguma mudança de ordem emocional ou hormonal. E é aqui que entramos.

O hipotireoidismo é uma condição onde a tireoide funciona de maneira anormal, no caso trabalhando menos do que deveria, vamos assim dizer. Com isso as mudanças no corpo são bem perceptíveis, como por exemplo, o ganho de peso, pele seca. Mas isso reflete também no cabelo.

Importante ressaltar que não está associado ao cabelo em si, o fio que você vê para fora do couro cabeludo, mas sim na parte interna, no bulbo capilar, no folículo piloso. Há uma menor "alimentação" no bulbo capilar, na parte produtora dos fios.

Isso faz com que o cabelo seja produzido fraco ou mesmo que venha a afetar o funcionamento do bulbo capilar ou ainda a aceleração das fases do cabelo direto para a fase telógena, que por fim termina em um eflúvio telógeno e consequente aumento da queda dos fios.

Mas não confunda queda com quebra capilar. A quebra é algo externo ao couro cabeludo enquanto a queda se dá de dentro para fora. Também expliquei isso nesse post:


Portanto quando eu faço uma avaliação online uma das questões que sempre abordo é a verificação de queda. Muitas pessoas acham que estão com queda, mas estão com quebra, e o contrario também. Mas se você realmente está com queda de cabelo, e é algo que começou "de um tempo pra cá" é interessante que considere a hipótese de poder estar com a tireoide desregulada.

Como saber isso? O mais adequado é procurar um endocrinologista  e fazer exames. Quando nas minhas avaliações eu percebo (e com muita facilidade) que o caso é de queda e não de quebra, uma das coisas que solicito é que a pessoa procure um endócrino a fim de fazer exames para verificar possíveis mudanças hormonais.

E vou te dizer: mudanças hormonais afetam e muito a queda de cabelo.

E você, tem percebido queda de cabelo? Você tem hipotireoidismo diagnosticado, está tratando e ainda assim continua com queda? Já parou pra pensar que se está tratando e continua vendo "fios saírem" pode ser quebra e não queda?

Aqui do lado tem as redes sociais que uso, se quiser ficar mais perto de mim segue lá.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.