Postado dia 31 outubro 2012

Relaxamento e Alisamento de Guanidina: O Que é? Como Fazer?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Dizem que em terra de chapinha quem tem cachos é Rainha. Não sei até onde isso é verdade mas achei show de bola a frase que uma menininha cacheada escreveu em um papelão na Rio+20 esse ano.

Nessa linha de pensamento o que tenho a dizer é que no Brasil quem não quer alisar quer ficar loira. Ou os dois ao mesmo tempo, por isso resolvi falar de um dos relaxamentos mais feitos por aqui: o de Guanidina.


Mais liso que lutador de jiu jitsu...

O que todos conhecem como Guanidina, na verdade, é um conjugado entre o Hidróxido de Guanidina misturado ao Carbonato de Calcio.

Já ouvi pessoas falarem que a "guanidina é um relaxamento descoberto nas pedras da Amazônia", só que não é bem assim. Na verdade o Carbonato de Calcio é encontrado nas pedras Calcarias. Isso tem a ver.

Mas deixando as tecnicidades de lado, o relaxamento de Guanidina é um tipo de Hidróxido, que por esta forma é também corrosivo. Experimente passar a guanidina no couro cabeludo e deixar alguns minutos. NÃO VAI FAZER ISSO PRA EXPERIMENTAR NÉ!!!

Eu já falei especificamento sobre o componente do relaxamento de guanidina na matéria abaixo:


Para se fazer o relaxamento ou alisamento com a guanidina, são necessários alguns requisitos, tais como teste de mechas, para verificar a compatibilidade, proteção com luvas, pois sendo corrosivo pode causar queimaduras, dentre outros cuidados necessários.

Aqui eu não irei mostrar fotos ensinando a fazer o relaxamento até mesmo porque eu já ensinei em outra matéria onde eu fiz o relaxamento no meu próprio cabelo postando fotos de todo o processo, veja:


O relaxamento de guanidina, por conta do carbonato pode deixar os cabelos esverdeados e/ou amarelados. No caso dos cabelos brancos eles tendem a ficar esverdeados. Nesse caso existe um modo especifico e pratico para remover a cor indesejada.

Uma outra coisa muito importante sobre o relaxamento de guanidina é que ele pode ser feito posteriormente ao relaxamento de hidróxido de sódio mas o contrario não é indicado. Também não é compatível com a Amônia, que é o Tioglicolato de Amônia nem com o Henê.

No processamento do produto não sugiro que fique penteando o cabelo pois o risco de quebra se torna maior. O ideal é que o produto seja aplicado por um profissional que domine extremamente bem o procedimento e a química, e que saiba no minimo o que é pressão osmótica e como remove-la.

Outra coisa é que o relaxamento de guanidina pode ser combinado ou não com as chamadas progressivas desde que respeitadas algumas regras. Também falei sobre esse assunto em uma outra matéria:


Se você um dia se aventurou nesse tipo de alisamento e não deu certo, seu cabelo sofreu corte químico e/ou quebra então o mais indicado é você começar a resolver seu problema de acordo com as regras do CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO aqui do blog.

Essa é uma sugestão.

E você já fez ou está pretendendo fazer esse tipo de relaxamento? Conte sua experiência pra gente!


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

40 COMENTÁRIOS:

  1. Bruno li várias matérias do seu blog e adoreei! você me tirou muitas dúvidas, mas ainda tenho uma, meu cabelo é relaxado com amônia(não sei exatamente o nome) e eu sempre relaxei ele e em seguida fazia a progressiva,porém ela era feita com formol,depois de tanto comentário eu parei e estou a uns 5 meses sem fazer a progressiva(relaxando de 3 em 3 meses com a amônia) só que quero fazer uma progressiva e queria sua opnião qual progressiva seria mas indicado para mim?

    grata desde já!

    ResponderExcluir
  2. oie tenho duvidas... fiz por muito tempo alisamento a base de guanidina e algumas vezes hidroxido de sodio... ja tem 2 anos q parei de usar alisamento e continuei hidratando meu cabelo ... hoje ele esta super forte...porem nunca cortei essa parte q foi alisada ...meu sonho era fazer luzes... voce acha q posso fazer ou vou ficar careca... kkk abracos

    ResponderExcluir
  3. Kelzinha,

    eu nao indico progrs ok.

    ResponderExcluir
  4. Marlon, como eu não sendo profissional posso saber se no meu cabelo/fio é melhor usar a 'amônia ou a 'guarnidina'? 
    É que aqui os salões tem mania de 'esse produto é melhor', sem nem olhar o fio nem nada, e o receio bate.

    ResponderExcluir
  5. paola rodrigues13 novembro, 2012

    Olá meu cabelo não é totalmente cacheado, ele é enrolado o problema dele é o volume mesmo, qual  seria o tipo de tratamento que você me indica a fazer?

    ResponderExcluir
  6. Paola,

    compre a mascara da Villa VIvace que indiquei aqui no blog item disciplina.

    ResponderExcluir
  7. Qual o tipo de relaxamento que agride em menor quantidade o cabelo?
    Outra dúvida, na embalagem vem escrito assim ''Super'' para fios grossos, ''regular'' para os médios... A concentração da química entre um e outro é a mesma coisa ou é mais forte?

    ResponderExcluir
  8. JULIANA SOUZA26 novembro, 2012

    OLA MARLON QUERIA SABER SE EU PODERIA AZER UMA CALIFORNIANA MAS EU USO GUANIDINA..DESDE JA AGRADEÇO..

    ResponderExcluir
  9. Deri,

    depende da espessura do fio.

    ResponderExcluir
  10. tenho 03 clientes que usam guanidina,seus cabelos são extremamentes finos,ficam lindos na hora ,mas depois se partem,quebram aí nunca crescem,amonia nem pensar quebram na hora,faço bons tratamentos ,mas nunca chegaram se quer no ombro,o que faço?? Angela

    clara_barros.agel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, faço relaxamento com guanidina já faz alguns anos (tenho 19 e faço desde os 10 ou menos) ele era comprido, e com 14 anos eu o cortei e repiquei no ombro, agora eu tento deixá-los crescer mas eles não mudam muito de comprimento, a culpa é do relaxamento? Há o aparecimento dos famosos pontinhos brancos, então devo trocar ou parar?

    ResponderExcluir
  12. Olá Marlon, faço relaxamento com guanidina à mais ou menos dois anos. A princípio achei ótimo uso o creme de relaxamento da Yellow,mas ultimamente meu cabelo tem quebrado demais e não tá anelando as pontas como antes,já que procuro passar só mais perto da raíz.Estou querendo parar de relaxar, mas quando ele começa a ficar com a raíz alta acabo desistindo, sem contar o péssimo crescimento O que você me sugere? Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Claudia,

    voce precisa fazer uma cauterizacao a frio e faça escova com defrizante, talvez voce consiga ficar sem relaxar.

    ResponderExcluir
  14. ola marlom ,em preimeiro lugar quero parabenizar pelo linda trabalho ,adoro ler suas matérias ,e por falar nisso quero fazer uma pergunta ,bom usei por um longo periodo guarnedina e agora quero para por estar agredindo meu couro cabeludo ,então vem a pergunta que não quer calar ... o que fazer agora ? estou trando meu cabelo com idrataçães e calterizações e até fiz escova progressiva alemã inoar, adorei porem sei que não vai duar tanto quanto a guarnedina porque meu cabelo é crespo ,encaracolados -mais pra crespo ,não sei se me entende .então é isso .será que tenho solução para o meu problema kkkk .obriga pela atenção beijo.

    ResponderExcluir
  15. olá marlon,fiz relaxamento com guarnidina por quase 6 anos,mas agora esta irritando meu coro cabeludo chega até formar feridas .por isso não quero mais usar.então gostaria de saber qual relaxamento posso usar.ou se só a progressiva resolve meu problema .estou deseperada ....socorroooooo bejooo

    ResponderExcluir
  16. Cristina,

    tratar e fazer testes de mechas antes de mudar ou fazer algo

    ResponderExcluir
  17. Cristina,

    tem que fazer testes

    ResponderExcluir
  18. Kelly Travassos24 março, 2013

    Oi adorei o blog e a materia muito bom .
    Passei pela onde guanadina e foi desagravel . Quebra de cabelo , queda , ressecamento. Seco .
    Sem contar qe a profissional qe fez isso misturou akuma quimica pq tive muitos problemas como falta de ar, e vermelidao no rosto nossa foi horrivel!
    Deixei meu cabelo crescer hidratei, nutri e reconstruiu dai ele cresceu e eu corrtei toda parte alisada!
    Qeria dica pra manter um cabelo cacheado hidratado , e dicas de umidificaçao a base de oleos meu cabelo adoraa !

    ResponderExcluir
  19. por fvo eu tenho que fazer um trabalho no curso de relachamentos e alizamentos vc me ajuda beijooo

    ResponderExcluir
  20. Lucia,

    basta ler as materia do blog, ta tudo ai

    ResponderExcluir
  21. anastonoga@hotmail.com24 abril, 2013

    oi. vim contar minha experiencia.
    usei o amacihair oleo de argan da embelezze a base de guanidina. gostei do resultado. ficou macio e lisinho, mas como tinha um pouco de residuo de descolorante nas pontas, quebrou bastante, mas eu sabia que nao podia passar se tivesse. fora as pontas o cabelo ficou bonito. recomendo seguir rigorosamente as instruções da embalagem, e cuidado com a pele, ele queima. encostei o pincel na testa e fiquei com a marquinha de queimado. a e ele clareou uns 3 tons o meu cabelo que eh castanho ficou ruivo, resolvi na hora de enxaguar com creme de tratamento e violeta genciana. faz apenas um dia que usei, não sei como ele vai ficar depois que for lavando.

    ResponderExcluir
  22. Erika Lisboa31 maio, 2013

    Olá Marlon! Eu gostaria de saber se existe algum componente que não altere a estrutura dos fios, algo que apenas reduza o volume dos cabelos (me refiro a algo que não possua formol nem acidos na formula).

    ResponderExcluir
  23. Olá Marlon, eu usava a guanidina no meu cabelo, e ja fazem 2 anos que eu não uso guanidina e nenhum outro tipo de quimica no meu cabelo, mas eu estou com vontade de fazer mechas vermelhas no cabelo e estou com medo pq minha franja ainda tem um pouco da quimica, so esta natural uns dois dedos na franja, será que eu posso fazer essas mechas sem medo? bjos!

    ResponderExcluir
  24. Danielle,

    onde tem quimica nao pode.

    ResponderExcluir
  25. Guanidina deixa o cabelos cacheados

    ResponderExcluir
  26. Fran Morais31 agosto, 2013

    Marlon Bruno,

    boa noite, faço relaxamento a base de guanidina, mas estou querendo parar, pois meu cabelo está quebrando muito, mas não consigo ficar com ele natural. O que posso fazer no lugar do relaxamento que diminua o volume, frizz e deixe a raiz mais lisa?

    ResponderExcluir
  27. Olá! Relaxei meu cabelo com guanidina(Evoluxe Regular) a um mês, porem o produto so ficou bom nas primeiras semanas. Ao passar esse uum mês, meu cabelo já tá com a raiz crescida além das partes crespas onde o produto não fixou e muito friz. Gostaria de saber se posso retocar a raiz e continuar hidratando?

    ResponderExcluir
  28. Ola! Relaxei meu cabelo com guanidina(Evoluxe Regular) a um mês, porem o produto so ficou bom nas primeiras semanas. Ao passar esse uum mês, meu cabelo já tá com a raiz crescida além das partes crespas onde o produto não fixou e muito friz. Gostaria de saber se posso retocar a raiz e continuar hidratando?

    ResponderExcluir
  29. Emily Andrade12 setembro, 2013

    Olá Marlon! Tenho um cabelo do tipo 4c e faço relaxamento com guanidina há mais de 10 anos. Nunca achei o resultado muito satisfatório e passei a usar mega hair. Porém meu cabelo ficou muito enfraquecido, pois apesar de crespo é fino, então resolvi parar de usar o mega. Minha pergunta é: para a estrutura do meu cabelo qual química daria um aspecto mais natural e diva (hahaha) ? Seguir com a guanidina (modificando a marca, atualmente utilizo da alta moda - alfaparf) ou fazer transição para permanente (respeitando o tempo é claro) ?

    ResponderExcluir
  30. Gabriela Carvalho29 setembro, 2013

    Sempre alisei meu cabelo, mas na verdade só conseguia tirar um pouco do volume. Agora tô querendo alisar com guanidina para um efeito mais liso. Porém meu cabelo tem aqueles cachos não definidos com a fibra fina, você acha que devo usar guanidina ou outro composto? Tenho medo de quebrar...

    ResponderExcluir
  31. com quanto tempo posso trocar de uma quimica pra outra?

    ResponderExcluir
  32. eu sempre usei tioglicolato de amonia ai no Brasil,mas precisei morar na Alemanha e aqui e dificil encontrar saloes que alise os cabelos,tenho cabelos crespos porem finos, foi crescendo e eu nao aguentava mais ver as pontas lisa e a raiz crespa entao optei por um, nao era bem um salao era uma africana que entendia "diz ela" de cabelo crespos e fazia na casa dela mesmo o produto que ela usava ela falou "pro meu marido né porque eu nao entendo nada ainda estou aprendendo o alemao",era compativel com qualquer outro tipo de quimica,entao ela fez. Meu Deus meu cabelo ta horrivel ressecou todo esta super quebrado entao tentei traduzir a composiçao do produto que foi usado "depois né, que burra" e descobri a tal da guanidina entao como a merda ja foi feita a pergunta é,com quanto tempo meus cabelos vao se recuperar e quando posso voltar a usar o tioglicolato de amonia mim dei muito bem com esse? Desde já agradeço a sua atenção .

    ResponderExcluir
  33. aninhacabelos..26 outubro, 2013

    adorei ver o alisamento de cabelos .. começei a poucos dias como cabelereiras e tenho que aprender muito com outros profissionais da beleza .... me chamo aninha cabelererira.... e adoro trablhar....

    ResponderExcluir
  34. Bruna Evangelista08 novembro, 2013

    Bom dia! Estou com umas ínguas no pescoço e cabeça e o Cirurgião Cabeça e Pescoço me disse que possivelmente é devido as químicas que uso no cabelo (relaxamento com guanidina + progressiva) e me aconselhou a não fazer mais até descobrimos se realmente de fato foi a química que causou. Eu uso esse tipo de química num intervalo de 6 em 6 meses e e a cabeleireira usa o secador muito quente a ponto de "queimar meu couro" .... Enfim ,quero saber se realmente química no cabelo causa íngua e o que eu posso fazer daqui em diante,pois meu cabelo é muito crespo.

    ResponderExcluir
  35. Lyssa Portal09 novembro, 2013

    Boa Tarde, o meu cabelo é do tamanho da moça dessa foto, da cor loiro escuro e cacheado como o da Ana Paula Arosio. Eu usava guanidina, mas parei já tem uns 02 anos. Já fiz dois testes de descoloração, mas quebrou. Hoje faço apenas escova inteligente na franja e hidratação no restante do cabelo. Minha dúvida é a seguinte: quanto tempo, em média, demora para um cabelo, no comprimento do bumbum, eliminar toda a parte que contém a guanidina? Queria muito fazer luzes!

    ResponderExcluir
  36. Meu cabelo ta menos elastico sera que posso usar progressiva sem formol me ajuda por favor obrigado.

    ResponderExcluir
  37. Tatiana Barros Mota20 novembro, 2013

    Socoooooooooorro! Marlon.
    Dei no meu cabelo a tal Progressiva Salvatore.Vai fazer 3 meses dia 17 de dezembro, como meu cabelo a raiz (principalmente à frente) não pegou muito bem e tão com 1 mês e alguns dias ,foi aplicado o relaxamento de guanidina só na frente(fios pequenos) ao lavar os cabelos notei que eles estavam quebrando e encolhendo.Resultado estou com à frente do cabelo quebrado.Sendo assim o que faço? Posso relaxar com quanto tempo? Me responde por favor,pois, Natal está chegando ,não quero ficar com o cabelo desalinhado,kk.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...