Postado dia 14 dezembro 2012

O Problema de Dormir com o Cabelo Molhado




Eu sei que muita gente chega em casa a noite e ao tomar banho acaba por lavar os cabelos. Até aí tudo bem. O problema é quando se dorme com o cabelo molhado. Você sabe quais os problemas de fazer isso? É o que eu vou explicar para você.


Lave mas seque antes de dormir...

Como sei que você gosta de ficar por dentro de novidades quero sugerir pra você meu Instagram @cabelosesonhos. Lá você pode ver meus trabalhos e seguir minha rotina ok.

Em dias quentes é comum chegar em casa e tomar um banho mais frio, e obviamente acabamos por lavar a cabeça até para dar uma refrescada maior.


Até aí tudo bem, que alívio não é verdade?

O maior problema fica por conta das mulheres, sim, pois elas tem os cabelos mais longos. E a questão é que dá aquela preguicinha de secar os cabelos. Muitas nem mesmo secador tem.

E o problema começa exatamente aí: quando você vai dormir com os cabelos molhados!

Quando isso acontece você acaba por incentivar ou contribuir para o rápido crescimento do Malassezia Furfur antigamente conhecido como Pityrosporum Ovale. É um tipo de fungo que temos no couro cabeludo e se você quiser saber mais profundamente sobre ele então leia:


Esse fungo faz com que o couro cabeludo aumente a caspa, passando do tipo simplex para a esteatoide. São dois tipos de pytiriasis ou seja, caspa. Se você quiser saber mais sobre caspa então leia as duas matérias que você entenderá a diferença entre elas:



Quando você dorme com os fios molhados o couro cabeludo durante a noite esquenta, causando assim um habitat perfeito para os fungos: ambiente abafado e úmido.

Nisso o fungo acaba por se proliferar muito rapidamente e em alguns casos em apenas 2 dias você já desenvolve uma caspa desagradável que vai levar dias de tratamento para ser controlada.

Sem contar que também juntamente com esse problema o fio ainda passa por outro: a distorção da elasticidade.

É que o fio quando molhado tem suas ligações de enxofre parcialmente e temporariamente alteradas e isso faz com que o fio se arrebente com facilidade, causando quebra e enfraquecimento dos fios.

E se você ainda é do tipo que lava os fios com água muito quente então já era: frizz e fios com volume te acompanharão com toda certeza.

Portanto querida que tal a partir de hoje você parar de lavar os fios a noite e dormir com eles molhados? Se você observar ou perceber que vai ficar com eles molhados então não lave, deixe para lavar pela manhã.

De todo modo, caso seja necessário por causa de tempo ou mesmo vontade, lave-os à noite mas seque com secador ou difusor (difusor para cabelos ondulados/anelados que querem dar mais forma aos fios).

Observando sempre o uso de protetor térmico para os fios, afinal de nada irá secar os fios para evitar que eles venham a quebrar ao dormir se você ao secar não usar um bom protetor.

Falei sobre esse assunto no Canal do Youtube também que você pode conferir nesse link.

E você, como tem feito no seu dia a dia?

*Esta matéria foi atualizada em 22/05/2020



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.