Postado dia 13 agosto 2013

Queda de Cabelo tem que ter Pontinho Branco?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Falando sobre queda de cabelo algumas pessoas questionam e ficam na dúvida em relação àqueles pontinhos brancos que aparecem ou saem no cabelo e isso é algo para ser bem esclarecido.

Nem sempre é queda...

Existem duas formas de os cabelos saírem da cabeça: caindo ou quebrando!

Quando os fios quebram as extremidades ficam com pontas duplas, ficam estranhas e em muitos casos ficam ainda com um pontinho branco.

Por outro lado, os fios quando caem acabam por saírem com um pontinho branco também. Mas nem sempre.

Qual a diferença?

Bom, primeiramente para que você entenda a diferença de quebra e queda vou sugerir a leitura de um outro artigo aqui do blog mesmo:

O cabelo quando tem um pontinho branco no meio do fio é porque passou por uma química feroz que acabou por saturar o fio a tal ponto que ocorreu uma espécie de "explosão química" interna nos fios.

Ali onde está aquele pontinho branco com certeza absoluta o fio irá se partir. O nome que damos a isso é Trichorrexis Nodosa. A partir da quebra desse pontinho o cabelo normalmente forma pontas duplas.

Mas e quando o fio cai e tem um pontinho branco bem no início?

Isso é mais comum ocorrer quando a queda se dá por dermatite seborréica, onde há uma produção feroz de sebo pelo bulbo capilar que acaba por fazer o fio não resistir e se soltar da raiz.

Agora o mais importante: para ser definido como queda o NÃO precisa ter o pontinho branco na ponta. Eu escuto muitas mulheres falando que estão com queda por virem um pontinho branco no cabelo.

E a queda feminina é diferente da masculina, veja essa matéria sobre o assunto.

Não é porque o cabelo está com um pontinho branco na ponta que quer dizer que ele caiu, ele pode ter sido partido em um ponto acima da Trichorrexis Nodosa simplesmente.

Portanto não confie na questão de, se viu um pontinho branco na ponta de um fio de cabelo com certeza foi queda. Quedas podem ocorrer horrores e não haver um ponto branco sequer.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...