Postado dia 14 agosto 2013

Tratando dos Cabelos Ondulados e Cacheados




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Andei pesquisando por aí e realmente constatei o que alguns leitores falaram nos comentários do blog: não existem muitas dicas para cabelos cacheados. Sendo assim abraço essa causa, e vamos falar sobre os tratamentos dos cabelos ondulados e cacheados.

Todo mundo quer uma ondinha, um cachinho...


Eu creio que você leitor que chegou até aqui espera ver muita coisa bakana sobre cabelos ondulados/cacheados. 


Creio também que você saiba que não tem como falar de um mundo imenso como esse em apenas uma única matéria, óbvio.

Aqui quero e irei falar um pouco dos cabelos ondulados/cacheados mais como uma síntese.

Você sabe como tratar dos cabelos ondulados/cacheados? Agora você deve estar pensando assim: "se eu soubesse não teria vindo aqui!" e provavelmente está com uma cara assim:



Pois é, os cabelos ondulado/cacheados necessitam de cuidados completamente diferenciados. Até aqui tudo bem, você já sabia. Mas também sabia que esse tipo de cabelo precisa de MEMÓRIA DE CURVA?

Então dá licença que eu vou passar!

Esse tipo de cabelo tem esse formato por conta da abertura do folículo piloso (falarei de histologia capilar dos ondulados/cacheados em um outro momento).

As ondas/cachos possuem naturalmente menos brilho (por conta da superfície ser menos plana), mais porosidade (pela constituição do fio), e tendem a não ficar definidos (pelo peso do fio e a falta da "memória de curva").

Sobre a memória de curva falarei em um outro post (portanto nos acompanhe).

Para não falar que nunca falei de ondulados confira:



Veja algumas dicas para tratar e cuidar dos cabelos ondulados e cacheados:

  1. Água quente: eu sempre falo para dar preferência à água mais fria, mas para você que tem cabelos ondulados, e principalmente cacheados, você DEVE lavar com água mais fria. DEVE! DEVE! Deu para entender? Os ondulados e cacheados são mais porosos e a água quente os deixa carregados negativamente o que aumenta ainda mais a indisciplina e volume deles. Lembre-se DEVE;

  2. Produtos específicos totais: pessoal a palavra "totais" não está aí à toa! Quando digo específico totais é porque o que existe de linha pilantra que está no mercado para enganar e vender não está no gibi! Cabelos ondulados/cacheados precisam ter mais peso, na maioria das vezes, e precisam criar "memória de curva";

  3. Lavando: os cabelos O&C (cansei de ficar escrevendo ondulados e cacheados) por terem maior dificuldade de distribuir óleo eu seu comprimento, por conta das O&C, não devem ser lavados com assiduidade, mas sim com um intervalo de tempo maior, eu diria 2x na semana no máximo;

  4. Cauterizar a frio: aqui mais do que nunca se faz necessário que haja cauterização e obrigatoriamente a frio pois a cauterização à quente endurece os fios fios e desidrata os mesmos, e desidratar um cabelo que tem facilidade de perder água não é o mais indicado concorda?

Como creio que seguidores do Low Poo e No Poo lerão essa matéria então quero salientar que já falei da técnica aqui e indico a leitura:

Sei que essa matéria irá ajudar muita gente que não tinha muito o que ler sobre cabelos O&C. Tenho muita coisa pra falar, muita mesmo, e irei falando aqui no blog. Criei até uma tag específica, a "cacheados" onde vocês poderão conferir matérias sobre o assunto.

Se gostaram compartilhem, quanto mais pessoas lerem, comentarem e divulgarem matérias deste tipo, O&C, mais escreverei.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...