Postado dia 05 novembro 2013

Escovas Progressivas de Acidos no Fantastico


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Eu venho a quase 2 anos falando aqui no blog sobre a questão dos ácidos em escovas. Recentemente foi amplamente divulgado em rede nacional televisiva sobre o problema das escovas de ácidos que geram formol e aqui vou novamente falar sobre esse aspecto mas como vocês já conhecem: detalhadamente.

Eu já tinha falado isso...

Eu não assisto a Rede Globo. Motivo meu. Por conta disso não vi a matéria sobre as escovas progressivas que liberam formol, mas que são vendidas como sendo sem formol que foi veiculada no domingo do dia 03/11/2013 agora.

Só tomei conhecimento quando entrei no facebook do blog e choviam comentários dos seguidores pedindo para eu falar sobre a matéria da tv. Daí fui ver a matéria na net e apenas vi o que eu já tinha dito aqui no blog a quase 2 anos e o que tenho batido esse tempo todo, e por conta disso tenho levado muita paulada.

A matéria do fantástico falava sobre a questão de escovas progressivas existentes no mercado serem vendidas como "sem formol" mas que ao serem feitas e consequentemente aquecidas, elas liberam formol.

Vou explicar o que a matéria não explicou direito. Você tem paciência? Vamos raciocinar juntos?

O formol foi proibido no Brasil para ser usado como um agente alisante. A ANVISA acabou liberando o uso do formol na proporção de 0,2% com a finalidade de ser utilizado como conservante do produto assim como o fenoxietanol, os parabenos, dentre outros conservantes.

Acontece que 0,2% de formol em 1 litro de produto (1000 ml) equivale a 2 ml, ou seja, 40 gotas de formol.

É importante frisar que formol e formaldeído são coisas diferentes. Enquanto o formaldeido é um gás incolor, conhecido oficialmente como Metanal, o formol é um derivado do formaldeído mas em forma aquosa, ou seja líquida.

Quando houve a proibição do formol como agente alisante no Brasil as empresas correram para produzir um outro tipo de escova progressiva. Então começaram a produzir a escova progressiva a base de ácidos, que prometia alisar sem formol.

Por conta disso eu comecei a estudar sobre os ácidos dessas escovas (pois sou alucinado com química desde a época do ensino médio) e então vi que reações químicas em altas temperaturas faziam do ácido glioxílico algo tão ruim quanto o próprio formol em sí.

Eu falei sobre o estrago do ácido glioxílico nos cabelos no dia 21 de Abril de 2012. E veja só o que eu já tinha falado e muitos criticaram:


Para você entender melhor o problema relatado na reportagem e que eu já tinha falado com mais detalhes na matéria acima vou lhe descrever o que acontece usando imagens e explicando melhor sobre a mutação dos compostos. Para isso teremos que usar as formulas moleculares de cada um.
Formaldeído

O formaldeído  é um composto formado por 1 molécula de Carbono, 2 de Hidrogenio e 1 de Oxigenio, sendo sua fórmula conhecida como CH2como na figura ao lado.

Já o ácido glioxílico é formado por 2 moléculas de Carbono, 2 de Hidrogênio e 3 de oxigênio, de fórmula C2H2O3, como na figura colorida abaixo.

Agora vou mostrar em partes como acontece a liberação de formol quando se faz as escovas progressivas de ácido glioxílico:



1 - Aqui é a molécula de ácido glioxílico quando aplicada no cabelo. Veja que ela possui 2 moléculas de Carbono, que são as maiores do meio, 2 de Oxigênio, que são aquelas com ligações duplas ligadas ao Carbono e 3 moléculas de Hidrogênio, que são as das pontas;


2 - Aqui é a ocorrência da quebra da molécula do ácido glioxílico por conta da elevação da temperatura gerada pelo secador e chapinha. Quando aquecida a molécula libera uma molecula de Carbono e 2 de Oxigenio, ficando então as moléculas que compõem o formaldeído como mostrado na figura em preto e branco lá em cima;

3 - Aqui o ácido glioxílico já foi aquecido, já sofreu a reação química, e da sua fórmula ficou apenas 1 molécula de Carbono, 1 de Oxigênio e 2 de Hidrogênio, sendo a molécula do Formaldeído.



A pergunta que segue-se é: então se a ANVISA proibiu o formol por que então que ela liberou todas essas escovas? A resposta é simples e nefasta.

No matéria que citei acima sobre o ácido glioxílico eu falei sobre a questão dos graus 1 e 2 da ANVISA e como eles são classificados.

O problema é que essas escovas possuem em sua fórmula a Carbocisteína, que é um agente altamente emoliente, condicionante, e portanto é tido como um "condicionador" e não alisante, sendo assim a escova entra no grau 1.

E EU JÁ TINHA DITO NAQUELA MATÉRIA QUE A ANVISA DEVERIA CONSIDERAR OS 2 JUNTOS E NÃO A CARBOCISTEÍNA SEPARADA,  que foi o que aconteceu agora nessa reportagem do Fantástico.

E um problema ainda maior que a liberação de formol pelas escovas de ácidos é justamente a própria acidificação dos fios que acaba por faze-los quebrar. Veja que eu falei da acidificação dos fios em 21 de Janeiro de 2013, ou seja, nada de novidade na matéria do Fantástico, e eles também não mostraram isso, vai saber porque...

Mas veja o que eu tinha falado sobre a acidificação dos fios:


Muitos me pedem para falar dessa escova, daquela outra, e daquela lá também, só que eu não vou ficar falando de escova por escova aqui. Quem acompanha o blog a mais tempo, e tira um tempinho para ler os comentários, acabou postando lá no Facebook que eu já falava disso a muito tempo.

Sempre bati contra essas escovas de ácidos, e o que tenho atendido de gente com problemas no cabelo aqui no salão em Belo Horizonte onde trabalho não é brincadeira! Dezenas todos os meses!

Foram faladas marcas conhecidas como a GK, a Salvatore, a Inoar (que mandei vários emails e nunca responderam, será que foi porque viram meu blog antes?), e apesar de não ter feito matérias sobre essas escovas eu sempre as rejeitei nos comentários aqui no blog, basta você pesquisar, ou ver no próprio Facebook.

Também chamou a atenção eles falarem da grande feira de beleza em Belo Horizonte onde eles acabaram verificando absurdos em relação às progressivas que liberam formol, sendo inclusive indicadas para gestantes e crianças.

O mais interessante é que eu fui à esta feira e o que mais bati e chamou a atenção lá foi as progressivas que quase me deixaram "liso", e eu falei disso também no dia 01 de Julho desse ano, confira o que falei à época sobre as escovas na feira:


Para quem vivia nos comentários me xingando por eu falar mal das escovas progressivas de ácidos, apesar de as próprias pessoas postarem lá suas frustrações e desesperos após terem feito tais escovas, e para os representantes que ameaçavam por email por falarem de suas "ótimas progressivas" a matéria do Fantástico foi a redenção.

Ainda falarei mais disso aqui no blog. E para quem pergunta se faço progressiva: faço, e não é de ácidos, mas de conservantes. segundo diz a composição contida no rótulo.

Se você quiser ajudar o blog a divulgar ainda mais essa luta contra essas escovas e quer sair na frente com uma notícia de bom conteúdo é simples: compartilhe nas redes sociais essa matéria.


Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

103 COMENTÁRIOS:

  1. Mas isso acontece com todos os acido???Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Raquel Araujo05 novembro, 2013

    E agora, como fazer? Essa foi uma pergunta de uma cabeleireira na matéria do fantástico.

    ResponderExcluir
  3. Gisele Santos05 novembro, 2013

    olha deu o que falar Marlon esta matéria a maioria das marcas mencionadas sairam em defesa de seus produtos alegando a não ter formol em sua composição eu não uso nenhuma de marca nenhuma então quem usa que tem que medir as consequências e elas estão ai a longo prazo pra mostrar o que se faz néh ... deixa eu com meu Tio que já está liso demais kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Cris Pampolin05 novembro, 2013

    Ótima matéria, realmente ouvi muito dizer sobre as escovas a base de ácidos e resolvi testar por mim mesma antes de usar nas clientes. resultado: a escova de carbocisteína, acabou com meu cabelo, estou com um corte químico e esfarelamento de fios nas pontas a uns três meses já e pior, ele recomendam essas escovas para crianças....absurdo.

    ResponderExcluir
  5. Valeria Regioli05 novembro, 2013

    Então ajude-nos o que usar pra alizar essa mulherada que só quer Alisar fico horrorizada com a quantidade de gente q vem querendo a todo custo ter cabelos lizos sem querer saber se tem ou nao formol ou SODA caustica nos produtos com tanto q alise!!!

    ResponderExcluir
  6. Alexsandra de Lima05 novembro, 2013

    Olá Bruno sou Cabeleira recém formada e estou simplesmente perdida nesse mundo de Progressiva,formol ,acido que se transforma em formol etc....O que você como cabeleireiro e principalmente estudioso no que se refere a química pode me indicar a trabalhar em meu salão ,existe alguma escova progressiva que reduz volume e alise,que NÂO seja prejudicial a saúde tanto das minhas clientes quanto a minha própria?Se puder responder e me ajudar fico extremamente agradecida pois estou realmente assustada!Não estou confiando nem na minha sombra depois dessa descoberta.Já acompanhava seu Blog e agora ainda mais!!!

    ResponderExcluir
  7. Andréia Bonilha05 novembro, 2013

    Eu to desesperada por ser loira e não saber qual a progressiva para o meu cabelo que é super fino e pontas duplas, já fiz progressivas de todos os jeitos ... mas agora nao sei oque fazer ... deseperoooo

    ResponderExcluir
  8. Olá Marlon! Qual progressiva/alisamento é compatível com luzes?

    ResponderExcluir
  9. olá Marlon! se vc poder me dizer qual escova usar com conservantes agradeceria , pois não sei mais o que usar , depois que acompanho o seu blog aboli os ácidos e formol, faço o ccb e meu cabelo melhorou 100%, porem ele é muito cacheado e fino e gostaria de soltar mas os cachos e alisar a raiz, faço mechas platinadas. adrianabotelho29@hotmail.com. se vc não quizer dizer marcas, pelo menos me diga qual conservante serviria para meu cabelo. Parabéns pelo blog é show.

    ResponderExcluir
  10. Fernanda Ribeiro05 novembro, 2013

    Olá,Marlon!Existe algum método seguro capaz de alisar os fios?? Nos socorra, por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Glyoxyloyl Keratin Amino Acids e Glyoxyloyl Carbocisteine são o mesmo Ácido Glioxílico? Quando aquecidos tem a mesma substância?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Marlon! Obrigada pela sua iniciativa de nos prevenir do que não é bom. Bem, vi a matéria e fiquei muito chateada, pois tenho duas marcas desta escova de ácido e antes de comprá-la, para me sertificar de que não estaria comprando nada prejudicial a saúde, liguei diretamente para a ANVISA e eles me garantiram que esse tal ácido estaria liberado. Fiquei chocada com a reportagem!!
    Como quero trabalhar apenas com produtos legalizados e que não trarão prejuízo a saúde de ninguém, gostaria de lhe pedir conselhos de como agir e então como farei para que minhas clientes tenham o tão sonhado cabelo liso e lindo? Se quiser pode entrar em contato comigo pelo facebook Lê Paiva. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  13. olá Marlon! se vc poder me dizer qual escova usar com conservantes
    agradeceria , pois não sei mais o que usar , depois que acompanho o seu
    blog aboli os ácidos e formol, faço o ccb e meu cabelo melhorou 100%,
    porem ele é muito cacheado e fino e gostaria de soltar mas os cachos e
    alisar a raiz, faço mechas platinadas. adrianabotelho29@hotmail.com. se
    vc não quizer dizer marcas, pelo menos me diga qual conservante serviria
    para meu cabelo. Parabéns pelo blog é show.

    ResponderExcluir
  14. Erika Martins05 novembro, 2013

    Semana passada já havia comentado aqui no blog na matéria sobre "botox" capilar, que eu fiz e senti cheiro de formol e que depois de uns dias, além de danificar meu cabelo , descobri que sou alérgica, tive muita coceira no couro cabeludo e aumento das glândulas atrás da orelha ( Não sei o nome delas kkkkk), as pessoas acham que formol é brincadeira e que nunca vai acontecer nada com elas, estou pensando seriamente em abandonar a progressiva e voltar ao velho relaxamento, não se pode mais confiar em alguns cabeleireiros...pena que quando li a matéria sobre botox já tinha feito...sucesso sempre Marlon...Bjus

    ResponderExcluir
  15. Pois é, isso tudo, pra completar elas não alisam raiz crespa como a minha e não são compatíveis com a guanidina que usar depois, isso mesmo, eu já sabia e li aqui também, sobre as escovas que dizem compatíveis com tudo, o problema é o que vc for usar depois da progressiva. Pra quem não entendeu, a raiz que é muito crespa não alisa só com progressiva, tem que ter guanidina por exemplo. Mas a guani. deixa o cabelo artificial, ela estica e pronto. aí agente faz a progressiva, pro cabelo ficar soltinho e mais natural. De tempo em tempo agente retoca a raiz com a química e faz a progressiva de novo, aí que as vezes vem o problema. eu descobri isso depois que eu fiz uma de ácido, foi uma luta, lavando o cabelo quase todo dia, hidratando e reconstruindo bastante o cabelo, pra 3 meses depois retocar com a guani. gente que tenso! graças a Deus, arrebentou bem pouco, mas o que arrebentou eu vi em quenininhos pedaços, tipo um farelo, mas a maior parte ta no crânio. Não recomendo.

    ResponderExcluir
  16. Gislaine, depende do que forem feitas as luzes, se for com tinta então nenhum hidroxido é compativel mas se for com Tioglicolato as luzes feitas depois do alisamento será compativel.

    ResponderExcluir
  17. Andréia, pontas duplas somente com corte você poderá retira-las.

    ResponderExcluir
  18. Cris, seu relato é um alerta...

    ResponderExcluir
  19. A sintetização do Ácido Glioxílico quando elevado ao calor libera Ácido
    Fórmico que NÃO é formol a fórmula molecular do Formol é: CH2O, vejam
    que contém apenas 1 carbono na fórmula o que explica seu aspecto
    irritante quando elevado ao estado gasoso, vejam agora a fórmula
    molecular C2H2O3 veja que é completamente diferente do formol, o Ácido
    Glioxílico quando ativado com calor libera ácido fórmico que contém
    formula molecuar CH2O2 vejam a diferença MONUMENTAL.

    O Ácido Glioxílico apesar de não tóxico causa alguns danos ao cabelo
    sim como ressecamento, mas MESMO ASSIM é MUITO MENOS danoso que os
    relaxamentos, como Hidróxido de sódio também conhecido como soda
    caustica, tioglicolato de amônia e guanidina esses sim muito tóxico. A
    os testes mostrados não seguiram as tecnicas corretas do jeito que
    foram feitos os resultados são inválidos.

    ResponderExcluir
  20. Lorraine Dias05 novembro, 2013

    Olá tudo bem? Admiro muito o seu perfil profissional, e leio muitas matérias em seu blog. Bom eles falaram na matéria do Fantástico que existe uma lista de ácidos que quando aquecidos liberam formol. Você saberia informá-los?

    ResponderExcluir
  21. Marlon, eu fui uma das que deixou mensagem, não acompanhava o blog agora sim. Mas após toda a explicação a pergunta direta e reta: QUAL ESCOVA ENTÃO USAR? Qual não faz mal, acho ótima tua explicação, já entedi quero saber oq fazer daqui para frente. O nome para procura é escova de conservante???Gostaria dessa orentação se possível....já está claro que fomos enganados seria legal um post agora dizendo oq fazer e oq usar fazer....não acha?!

    ResponderExcluir
  22. Lê, mas a ANVISA lhe informou o certo, os ácidos são liberados. Agora devem passar por uma reavaliação pois como eu tinha dito na materia do acido glioxilico eles sempre olhavam as escovas como Carbocisteina e nao levavam em consideracao os acidos. Agora quero ver como farão pois o ácido é acido e pronto, o problema é o ponto de ebulicao deles que em determinadas temperaturas sao sintetizados e liberam o formol.

    ResponderExcluir
  23. Tata, é a mesma coisa, em ingles.

    ResponderExcluir
  24. Fernanda, vários. Os alisamentos são seguros, tendo técnica para aplica-los.

    ResponderExcluir
  25. analia da Silva05 novembro, 2013

    OI marlon espero kee vc responda todas perguntas kee esta no comentáros e tira minhas duvidas tbm ...

    ResponderExcluir
  26. todas as escovas com acido ACETICO E LATICO tambem liberam formol no calor? porque tao falando de uma escova brasileira que nao posso dizer o nome, super revolucionaria com esses componentes e que diz nao tem formol... fale sobre isso marlon. e qual escova usar?

    ResponderExcluir
  27. Teresa Fentanes05 novembro, 2013

    Bela explicação. Não faço progressiva, meu cabelo é bem liso, mas vale entender sempre mais. Também sou da turma "Não vejo a Rede Globo por nada", também por motivo meu, mas parece que as pessoas só aceitam depois que a Rede Globo fala, cansativo. Enfim...... muito bem explicadinho, como sempre.Bjs

    ResponderExcluir
  28. Fabio, nao faz sentido. Porque se assim fosse sobraria somente um carbono e uma oxigenio, e sabemos que o carbono é tetravalente, ou seja, tem que ter 4 ligações para se manter estável, assim sendo o carbono restante só teria duas ligações que é a do oxigenio. Mas sabemos que AO SER SINTETIZADO PELO CALOR O ACIDO GLIOXILICO LIBERA DIOXIDO DE CARBONO (O=C=0) SOBRANDO ASSIM O CH2O QUE É O METANAL OU FORMALDEIDO. Obrigado pelo comentario

    ResponderExcluir
  29. Patricia Turle05 novembro, 2013

    Faço minhas as tuas palavras, Cris! Aconteceu a mesma coisa comigo. Testei a escova de carbocisteína em mim antes de usar em clientes e tive um baita corte químico. Isso foi em fevereiro e agora que o meu cabelo está começando a se recuperar. Fico indignada quando ouço alguém dizendo que até grávidas podem usar.

    ResponderExcluir
  30. Evelin Vieira05 novembro, 2013

    Faço alisamento com GUANIDINA, tenho CALIFORNIANAS DA L'OREAL, em qual dos 2 se encaixa, "tinta ou tioglicolato"?

    ResponderExcluir
  31. Suzana Fernandes05 novembro, 2013

    Ai Marlon, estou desesperada ! Fazia a Portier mas descobri que sou super alérgica a algum componente dessa progressiva (acho que ao formol, mas ainda não fui a um alergista/imunologista pra saber ao certo), e o pior, meu cabelo fica lindo com ela :( Estava louquinha pra fazer a Salvatore, por que segundo a tooooodos os cabeleireiros da minha cidade, ela é "super confiável" sem formol e etc. Agora li essa matéria e não sei o que fazer !! meu comprimento é liso, liso, liso mas o problema é com a raiz que é cacheada... Já fiz tioglicolato antigamente (fiz a da Xtenso), só q meu cabelo ficou horroroso de todo quebrado, a Kasi (meu cabelo quebrou e teve muita queda), e por ultimo a Portier que deixou meu cabelo lindo e inteirinho, mas tive reação ao formol. Não sei mais o que fazer :((((

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Marlon! Mas então qual fórmula deveremos usar em nossas clientes? Pois acredito que todas possam ter algo prejudicial....

    ResponderExcluir
  33. Marlon as escovas a base de tioglicolato ( amônia) se encaixa nesta matéria?

    ResponderExcluir
  34. bom dia Marlon sera que é verdade ...
    SMOOTH EXPERIENCE ALISAMENTO sem FORMOL!! bjos e que DEUS continue te iluminando sempre.

    ResponderExcluir
  35. Aline Machado06 novembro, 2013

    Oi Marlon, tenho acompanhado o seu blog e acho muito bacana, só tenho uma dúvida a progressiva de conservantes, onde consigo encontrar, trabalho com a Ittalian que minha fornecedora sempre diz que a itallian tb esta na luta contra essas progressivas de acido e tal, e até alguns meses ela nem tinha progressiva, recentemente lançou uma que chama ESCOVA NUTRI LIPÍDICA INNOVATOR (desenvolvida com óleos capilares essenciais como o Ojon, Argan, Oliva, Coco e Monói do Tahiti (flor típica da Polinésia francesa), cujo óleo apresenta propriedade extremamente hidratante. Os óleos essenciais, além de antioxidantes, são ricos em ácidos graxos, Vitaminas A, D e E.Conta com ativos como a Sericina, encontrada na forma de nano partículas, que são as responsáveis por alcançar o efeito desejado, além de condicionar e dar brilho aos cabelos. )Minha dúvida é, essa seria uma escova segura de fato esses ativos são os conservantes ao qual você se refere?? e no caso de cabelos mais rebeldes?? Poderia me ajudar...desde já agradeço e parabenizo seu trabalho aqui do blog.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Marlon, acompanho seu site a mais de dois anos, e vi sua materia sobre os acidos. Minha pergunta é, se e prejudicial o formol e os acidos tambem que quando aquecicidos se transformam... entao o que podemos usar???? Voce fala que usa sim, mais a base de conservantes, mais me tira uma duvida, o formol é conservante certo? e os acidos? E esse conservante que voce cita reduz volume e qual devemos usar? Poxa, fica to dificil!!!!!! Voce pode da uma luz de qual conservante podemos usar??????

    ResponderExcluir
  37. Rute Almeida Nunes06 novembro, 2013

    Marlon vc recomenda escova a base de Sericina?

    ResponderExcluir
  38. Rute, a sericina é uma proteina ela nao faz mal algum, mas nao alisa.

    ResponderExcluir
  39. Marcella Fonseca06 novembro, 2013

    Gostaria de parabenizar pela matéria, muito boa!Bom, acabei de comprar o Botox capilar forever Liss, e não sabia que na sua composição tinha esse ácido Glioxilico!! Eles não falam que tem química e eu pensava que era uma mega hidratação. Será que uso ele assim mesmo?

    ResponderExcluir
  40. Vanessa Garcez06 novembro, 2013

    UMA BELA AULA! Obrigada pela dedicação :D

    ResponderExcluir
  41. Diante de todas essas informações o que vc recomenda que eu use.... marca de produto para alisamento...

    ResponderExcluir
  42. que progressiva é essa de conservantes? indica ela pra nos?

    ResponderExcluir
  43. Não fala o que você c não sabe!! e outra coisa me diz a técnica da progressiva a base de conservantes que você utiliza, pois se isso for verdade mesmo podemos revolucionar o mercado cosméticos do mundo, ou seja, está perdendo a oportunidade de ficar rico com a sua descoberta nas escovas progressiva a base de conservantes.

    ResponderExcluir
  44. Marlon, estou prestes a abrir um salão, e o q está me tirando o sono é ñ saber qual escova compra
    para oferecer as clientes, teria um principio ativo q ñ seja prejudicial a minha saúde e a da minha cliente se vc
    puder me ajudar te agradeço.

    BJSSSSSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
  45. Qual o conservante que vc usa??? Nos ajude

    ResponderExcluir
  46. Como não faz sentido vamos lá: se você estivesse usando Ácido Glioxílico (C2H2O3) puro (pelo menos
    98% de pureza) no cabelo seria isso mesmo (aliás esse foi o teste da
    UFRJ), mas a indústria utiliza a 50% estabilizado em água, quando o Ácido Glioxílico estabilizado em água é aquecido ele libera 1
    molécula de ácido formico, 1 molécula de gás Oxigênio O2 (não de dióxido
    de carbono CO2) e uma molécula de gás hidrogênio ( BALANCEAMENTO
    CORRETO DA EQUAÇÃO: C2H2O3 + H2O = C2H2O2 + O2 + H2 ) Ácido Glioxílico +
    água = ácido fórmico + oxigênio + hidrogênio. Att

    ResponderExcluir
  47. Fábio, O2 não é uma molécula de Oxigenio, e sim duas. E outra questão: seu balanceamento está errado pois A FORMULA DO ACIDO FORMICO É CH2O2 e nao C2H2O2, POIS ESSA É A FÓRMULA DO GLIOXAL.

    O Ácido Glioxilico (C2H2O3) estabilizado em água (H2O), quando aquecido libera Ácido Fórmico (CH2O2) sobrando assim o formol (H2CO) no cabelo.

    Segue o balanceamento correto da equação:

    (C2H2O3 + H2O = CH2O2 + H2CO) Ácido Glioxilico + água = Ácido fórmico + formaldeído.


    Lembre-se: "O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra" Pv. 15:33

    ResponderExcluir
  48. Tania, nao, elas se encaixam na materia de escova definitiva/japonesa.

    ResponderExcluir
  49. eu usava uma escova co esse acido glioxilico, recentemente mudei p cadiveu... gostaria de saber qual a formula da cadiveu?? se faz mal igual ao acido glioxilico?

    ResponderExcluir
  50. Marlon, vc diz que faz escova de conservantes, mas formol é um conservante. Que conservantes são esses? Você sempre diz que tem alisamentos seguros, mas nisso incluem-se as progressivas? Existem alisamentos seguros, mas existem progressivas seguras? Você poderia dizer o que é seguro, afinal a finalidade do blog não é informar e ajudar as pessoas? Concordo em não dizer a marca, mas poderia dizer os componentes ou ativos para nós procurarmos. Afinal, muitas leitoras como eu não moram em BH, e muitas são profissionais de outras regiões do Brasil que não têm o seu conhecimento e a sua experiência. Conhecimento deve ser passado adiante, como vc vem fazendo. Ahgradecemos por isso. ^^

    ResponderExcluir
  51. Ivalda Silva06 novembro, 2013

    Olá Marlo gostaria de saber sua opnião sobre essa progressiva .Exo Hair: entre os princípios ativos dessa escova oferecida pelo salão Éclat estão ácidos acéticos e láticos e peptídeos ácidos. Há também os derivados silícicos, sendo que um deles vem do vinagre, que tem a função de proporcionar brilho intenso e reorganização da estrutura capilar. Esse procedimento não resulta em cabelos chapados, mas apenas em fios lisos e com movimento.

    ResponderExcluir
  52. Oi lindo
    Ah que redenção..., ou seja que vingança rsrsrs
    Lembrei de ti e falei p todo mundo sobre a segurança de seus comentários e explicações sobre os ácidos . o problema todo é que quem mora longe de ti fica órfão do mesmo jeito, pois sabemos o que não usar, mas não sabemos qual produto usar. Patenteie algum produto bem seguro em parceria com algum laboratório e comercialize, assim saberemos com certeza que o que usamos é correto.
    bjs
    Helo

    ResponderExcluir
  53. diga-nos qual produto usar
    Bjs
    Helo

    ResponderExcluir
  54. Linda, procure a materia sobre a Cadiveu, que tem aqui no blog, no menu pesquisar, ela é bem bakana.

    ResponderExcluir
  55. Olá..Marlon..novamente te pergunto onde encontrara estas escovas de conservantes,por gentileza, poderia indicar ou dar uma orientação a respeito. Se alguém,..soubre,por favor informar....eu n vejomuito sentido em se gabar do "eu já sabia" ok..mas e agora sabe orientar????

    ResponderExcluir
  56. obrigada marlon! vou procurar!

    ResponderExcluir
  57. juh Teixeira06 novembro, 2013

    Marlon q Deuz continue te dando essa direção, te acompanho a tempo so aqui estudando pois algo me dizia q não foi por acaso a encontrei seu blog ja q estou estudando área d beleza, pois por esses dias tive a certeza q nada q Deus faz é por acaso pois somos da mesma fé ..vc tem me ajudado muitoooooooooo .se tu uma benção. ..

    ResponderExcluir
  58. juh Teixeira07 novembro, 2013

    Marlon vejo q minha dúvida e a dúvida de muitos vc diz p usarmos escova de conservantes ta mais aí me veio mil e umas perguntas, umas delas kk quais conservantes? Mas esses conservantes alisa? Esta nos mercados acessíveis p os profissionais? Entre outras q ñ lembro agora..prescisamos da sua ajuda um pouco do seu cconhecimento. .desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  59. olá,
    fiz o botox capilar no meio do mês passado, e agora (passaram +- 15 dias) voltou a ter pontas duplas no meu cabelo. Mas o problema não é só isso... começaram a aumentar o numero de frizz no meu cabelo, até onde não tinha (pintei as pontas do meu cabelo mes passado).
    tipo, pontas duplas onde não tem tinta. Será q fui enganada? quando a cabeleireira passou o produto, ardeu um pouco o meu rosto...

    e só mais uma pergunta: tinha percebido q o meu cabelo estava ficando meio seco por causa da tintura, então continuei fazendo hidratação de semana em semana, após alguns dias q fiz o botox.

    Obrigada pela sua atenção!

    ResponderExcluir
  60. Cristiane Abreu07 novembro, 2013

    Muito bom, Marlon!!!! Eu também não assisto a Globo e fiquei sabendo da matéria no trabalho. As meninas comentaram e eu pude dizer: EU JÁ SABIA!! Eu já havia comentado VÁRIAS vezes sobre essas escovas, sobre o falso botox e tantas outras coisas que aprendi aqui, mas ninguém me escutava. Já havia falado do Blog, mas ninguém me dava ideia... Aí veio a matéria do Fantástico e ficou todo mundo espantado. Aff!! Mas deixa quieto. Graças a você hoje ninguém mais me engana!
    Parabéns mais uma vez! Sou muito sua fã!!!! Deus continue a te abençoar!!!!!

    ResponderExcluir
  61. Alessandra Castro E Nóbrega07 novembro, 2013

    Ei Marlon!
    Me senti extremamente lesada pela "pilantragem" desses fabricantes que nos iludem com suas fórmulas milagrosas, após assistir a matéria no Fantástico. E daí comecei a pesquisar mais sobre o assunto na Internet e acabei te encontrando! Vale ressaltar aqui, que achei sua conduta muito ética e me pareceu ser um profissional bastante competente. Sou cabeleireira também, e me preocupo demais com a integridade física dos meus clientes, tanto quanto a minha.Por gentileza, poderia me informar mais sobre a escova progressiva à base de Tiolamina (Monoetanolamina)? Qual a sua opinião a respeito? Li que em seu salão você trabalha com um tipo específico de progressiva. Como posso me informar mais a respeito?
    Grata, Alessandra.

    ResponderExcluir
  62. oi marlon! por favor estou em desesperooo.... duas perguntas por favor responde
    1 todas as escovas com acido ACETICO E LATICO tambem liberam formol no calor?

    2 sobre os conservantes metiparabeno e propilparabeno o que voce acha?

    ResponderExcluir
  63. Marlon, usei antes de ver sua matéria um produto de blend aminoácido, composição( carbomer, amino acid blend, argan oil, hidrolyzed keratin, hidrolyzed collagen, cyclomethycone, aloe barbadensis, extract, extract of okra, urea, aqua, disodium EDTA) USEI EM CASA MESMO, E NÃO ALISOU NADA, SÓ SOLTOU UM POUCO.. passei, escovei, chapinha...depois lavei normalente... (fiz só 5 dedos da raiz). Essa composição que usei danifica os cabelos com o tempo? e ele é esse ácido que libera o tal do formol disfarçado?

    ResponderExcluir
  64. MARLON VOCE INDICARIA ESTE PRODUTO PARA SUAS CLIENTE?

    ResponderExcluir
  65. Marcella leia sobre o acido glioxilico aqui no blog nas outras materias.

    ResponderExcluir
  66. Rosangela, a Redken e a LOreal tem otimas cauterizacoes.

    ResponderExcluir
  67. Tulia, entao faça o seguinte: leia sobre o CCB, aqui do blog, identifique o seu cabelo, compre os produtos de acordo com o que identificar e faça em casa.

    ResponderExcluir
  68. Tata, viu a Lola na reportagem do fantastico ne...

    ResponderExcluir
  69. Hérica Paula Skrzek12 novembro, 2013

    Obrigada!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  70. Hérica Paula Skrzek12 novembro, 2013

    A marca é HAVELLIS... É boa??


    Abraços

    ResponderExcluir
  71. Leticia Campos19 novembro, 2013

    Marlon estou começando como cabeleireira e a progressiva que uso é da Morena Rosa que é muito boa,só preciso saber do botox capilar,bom como estou meio apertada nas contas gostaria de saber o que você acha da linha Glamurosa e qual mais você me indicaria, claro que não fosse muito caro,mais que seja bom e dê resultado...Será que existe,é só por enquanto mesmo até eu me acertar...Obrigada

    ResponderExcluir
  72. Maria Aparecida Faria Rustice20 novembro, 2013

    Boa tarde Marlon, queria ter visto esta matéria antes, procurei uma cabelereira e ela me indicou o tratamento de botox, como eu já fazia relaxamento com ela e confiava em seu trabalho, decidi testar. Meus cabelos são longos e muito cacheados, ela explicou que os cachos ficariam mais soltos e hidratados e garantiu que a formulação não contava com o FORMOL. Pois bem, resultado, meu cabelo ressecou ainda mais, perdi meus cachos (que ficaram só nas pontas), o resto do cabelo ficou armado e quebrado.... NEM PRECISO DE TERMINAR NÉ????? AUTOESTIMA LÁ NO PÉ E MUITO MAIS MUITO ARREPENDIMENTO :( Juntei um dinheiro que não tinha para bombarem com o meu cabelo caheado lindo!!!! Meu sonho seria fazer o verdadeiro para pelo menos melhorar o que ficou... Você tem alguma dica???? meu email ininha_2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Maria Aparecida Faria Rustice20 novembro, 2013

    Obs: Estou usando o face da minha mãe, não tenho um face.

    ResponderExcluir
  74. Camila Jesuino20 novembro, 2013

    Olá Marlon, gostaria de saber se o Proteicare da Hairshine, é Botox Capilar. Pelo seguinte motivo: à mais ou menos 5 meses, a profissional que relaxava meu cabelo, me prometeu um cabelo mais hidratado, macio e brilhoso. Paguei então pelo prometido. Porém, desde então, o meu cabelo que eu nunca quis alisar, está liso. Obrigada

    ResponderExcluir
  75. Tais Cerqueira28 novembro, 2013

    Boa tarde Malon|| O botox capila Marie Louise é bom mesmo? ouvir falar muito bem.

    ResponderExcluir
  76. Silvana Fraga28 novembro, 2013

    Marlon Bruno onde você atende aqui em BH?

    ResponderExcluir
  77. Silvana, no Elegance Studio no bairro Belvedere. Veja lá em cima no menu e clique em "SALAO" que o endereço e contatos estão todos lá ok.

    ResponderExcluir
  78. Olá Marlon...Eu sempre usei em meu cabelo o produto Lisa Hair da embelezze...tem problema eu usar o botox capilar..pode haver alguma reação??

    ResponderExcluir
  79. Priscila Freitas05 dezembro, 2013

    Ola Marlon visitei seu blog por acaso e amei todas as informações,tenho uma dúvida eu faço luzes e meu cabelo está bem ressecado eu gostaria de fazer uma selagem só para diminuir o volume posso fazer selagem e depois um botox capilar? grata Priscila ..Sucesso sempre

    ResponderExcluir
  80. Boa Tarde Marlon. uso guanidina e tbm já usei botox. Minha duvida e saber se posso usar os dois no mesmo dia.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Paloma Gonçalves Da Silva11 dezembro, 2013

    Vou dar minha opinião... Ledo engano achar que os tratamentos de salão não tem química. Aliás até os produtos em casa tem química, peguem os termos utilizados até nos shampoos/condicionadores e joguem no google...E nas máscaras de reconstrução... Enquanto todo mundo ficar perguntando: Tem química? Não, não tem química, vai todo mundo cair nessa armadilha! NÃO existe alisante sem química. Nosso cabelo é uma química, e para quebrar a estrutura de ligações, é claro q só com outra química. Enquanto ao BOTOX... É óbvio, que um produto MILAGROSO que pretende "abaixar o volume e o frizz" vai ter química... A diferença está que alguns tem alisantes... E aí que está o erro, nos que possuem os tais "ácidos alisantes"... Mas o maior problema de todos mesmo, é que a maioria das pessoas, ACHAM, que só uma hidratação ou um tratamento estético no salão resolve e fim! Outro engano. Tratamento tem que ser contínuo. Toda semana hidratar e nutrir os fios, é o mais importante... Não adianta querer resgatar anos de químicas "mal administradas" com 2 horas no salão!!

    Fiz o botox, e senti nele o msm efeito da progressiva, apesar de já ter feito a progressiva há 02 meses... Até agora não vi nenhum ponto negativo, mas procuro sempre hidratar e nutir os fios... O q ajuda bastante, até msm por isso q dura tanto o efeito "1º dia progressiva" no meu cabelo... O resultado é sempre global, e nunca singular de um produto só.

    ResponderExcluir
  82. Elynes B. Ferreira11 dezembro, 2013

    Olá Marlon, até pouco tempo eu não conhecia o 'botox'. Mas, ao ver o resultado no cabelo da minha tia fui experimentar.. rsrsrs

    Eu amei, e isso é um fato! Mas, como vc é um bom conhecedor queria sua opinião sobre a blindagem capilar que foi utilizado no meu cabelo.

    Ela é a → BLINDAGEM CAPILAR DE OJON - ONIX LISS

    O que você pode me dizer sobre ela, é uma boa continuar utilizando-a ou melhor não? E um cabelo cacheado volumoso, pode usar apenas a blindagem sem a necessidade de relaxamento?
    Desde já, obrigadinha! Bjs =* Amando o site.. ;)

    ResponderExcluir
  83. Jéssica Freitas Souza11 dezembro, 2013

    É MESMO APROPRIADO PARA CABELOS QUEBRADIÇOS? ELE É CONCENTRADO EM QUERATINA VAMOS ASSIM DIZER, O QUE PODE OCASIONAR O ENRIJECIMENTO E A QUEBRA COM MAIS FACILIDADE DOS FIOS, COMO JÁ VI EM OUTRO POST SEU...NÃO É ISSO?

    ResponderExcluir
  84. Jéssica, é sim pois ele possui outras propriedades.

    ResponderExcluir
  85. ERIKA BORBOREMA17 dezembro, 2013

    olá Marlon, fiz botox essa semana e gostaria de saber se o mesmo é compatível com a guanidina?

    ResponderExcluir
  86. Tenho cabelo fino com luzes e ligeiramente ondulado. Ele estava com frizz após várias progressivas (ultima havia feito há 4 meses.). Meu cabelo virou uma vassoura com o botox capilar feito em salão "chiquerrimo" de Lourdes, Bh. Será arriscado, pode piorar a situação se usar o loreal injecAo Reconstrutora Molecular? Socorro! Confiei nos conhecimentos e seriedade que você demostra no blog. Obrigada abraços, Fernanda

    ResponderExcluir
  87. Oii Marlon quero muito fazer o botox passei por uma dermatologista e descobri q sou alérgica a qualquer química. o botox contem alguma química ou tem um botox que tem e outro não quero muito fazer mas preciso saber do produto certo para não ter queda capilar novamente

    ResponderExcluir
  88. Jéssica Freitas Souza27 dezembro, 2013

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  89. Danielle Fonseca29 dezembro, 2013

    Oi, Marlon. Boa noite.
    Tenho cabelo encaracolado e os fios são finos. Ele tem restos de relaxamento nas pontas, estou esperando crescer um pouco mais para cortá-las (depois de tantas besteiras sinto falta do meu cabelo grande). Como já fiz progressiva, relaxamento, enfim.... várias coisas que não em deixaram feliz, resolvi que ia deixar os cachos mesmo.
    Há mais ou menos um mês fiz botox capilar num salão, pois havia lido por aqui mesmo (só achei sue blog recentemente) que trata-se de hidratação, e olha, ficou lindo, dava gosto... mas só durante um tempo...
    Agora ele está feio, meio arrepiado... talvez a marca de "botox" usada pela cabeleireira não fosse boa, na hora eu nem questionei.... não pensei que uma hidratação pudesse ter consequências assim.

    Vi que aqui você recomenda um procedimento, um tal de "CCB" para as visitantes daqui, mas não consegui decifrar ainda o que é isso. Poderia me dizer do que se trata o CCB? Quero tratar meu cabelo corretamente...
    E gostaria de saber se há algum tipo de creme com o qual eu consiga fazer uma hidratação legal em casa, nos tempos em que não puder ir ao salão... tenho touca térmica elétrica e normal (com bolinhas de isopor)...

    Além disso, entendi que você não recomenda marcas, mas gostaria de saber se este botox, o da L'Oreal, é o único "verdadeiro" (original já sabemos que é), ou se existem outras marcas confiáveis.

    Obrigada!
    -Danielle

    ResponderExcluir
  90. Danielle Fonseca30 dezembro, 2013

    Ah, que desatenta... achei o CCB numa aba lá em cima... não me dou bem com esses anúncios rsrs... Bjs, sucesso :*

    ResponderExcluir
  91. Bete Queiroga14 janeiro, 2014

    QUERIDO MARLON,
    PRECISO APRENDER COMO CUIDAR DE CABELOS ENCARACOLADOS PARA AJUDAR MINHA FILHA ADOLESCENTE ,ANTES QUE ELA FAÇA BESTEIRAS COM OS LINDOS CABELOS.AGRADECIDA

    ResponderExcluir
  92. Bete, veja as materias sobre o CCB

    ResponderExcluir
  93. Delma Alves21 janeiro, 2014

    Eu tbm comprei o mesmo produto Adriana, e o ideal é usar c luvas . No meu caso não senti mal cheiro ( cheiroso o produto até...) , mas tive q colocar máscara p não inalar, me incomodou muito, tranquei até a respiração um pouco. No entanto , corri e lavei logo os cabelos! Nem esperei usar a chapinha após secador. Porém, o resultado é BRILHO, BALANÇO... Mas confesso, nem sei se quero usar novamente,temo maiores alergias.

    ResponderExcluir
  94. Boa noite,
    Estou morrendo de duvidas e medo, porque meus cabelos sao lisos, porem sao muitos volumosos e estao com as pontas feias. Por isso, eu decidi fazer o botox capilar aqui no salão perto da minha casa. A mulher me disse q não tinha amônia, nem outra química, porem tem, diz ela, 0,2% de formol. Mais estou com duvida e medo de estragar os meus cabelos, ou ser alergica e nem saber. Sera q devo fazer? Me ajudem
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  95. Boa Tarde, meu cabelo está fraco, quebradiço , opaco , está caindo e quebrando muito e depois que fiz umas luzes meu cabelo se acabou todo gostaria de saber se o botox capilar resolveria meu problema ? eu comprei uma queratina liquida , mascara de reconstrução da yellow, repositora de massa da aqua flora e ampolas de semi de lino já apliquei tudo e não estou vendo resultado, além disso to tomando vitamina a, pantogar e etc para ver se meu cabelo melhora o que eu posso fazer ?
    Att kathy

    ResponderExcluir
  96. Vá estudar química de verdade!!!

    ResponderExcluir
  97. Marlon grávida pode usar algum tipo de alisamento? Qual? Me fala sobre a escova salvatore gold?

    ResponderExcluir
  98. Como funciona essa escova que vc faz de conservantes?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...