Postado dia 24 julho 2014

O público masculino de cabelos




O mercado de cosméticos e de vestuário tem percebido uma procura crescente do público masculino e tem investido pesado nessa área. Sabendo disso e vivendo isso dentro do salão é interessante também que sejam feitas matérias para tratar dos assuntos capilares voltados para homens, como a que aqui tratamos.



Eu e meu irmão: nos cuidamos sim...e gostamos!


Os cabelos masculinos possuem algumas peculiaridades em relação aos femininos. Um exemplo bem claro é em relação ao ressecamento, ao dano, à cor. Isso colocamos por perceber, por exemplo, que cabelos masculinos raramente dão pontas duplas ou pontos brancos. E por que isso?

Fato é que os homens cortam cabelos mensalmente, o que impede a formação de pontas duplas, por exemplo. E também percebemos uma maior disciplina por parte dos homens no quesito de cuidar dos cabelos em relação às muheres (ala feminina não fique brava mas é verdade).

Quantas mulheres você conhece que vão no mesmo cabeleireiro a mais de 10 anos? Quantas que vão a mais de 15 ou 20 anos? Agora procure um homem de 30 anos e acima e veja a quanto tempo ele corta cabelo com a mesma pessoa. Se ele responder 3, 5 anos pergunte quanto tempo ele cortou com outro antes do atual profissional.

Isso demonstra que o homem prefere segurança à novidade, o que não exime os profissionais de procurar qualificação para atender cada vez melhor e fidelizar esse público.

Segundo dados da EUROMONITOR 2009 e da L'OREAL PESQUISA U&A MEN 2010 o Brasil possui o 2º maior mercado de beleza masculina do mundo e o crescimento desse mercado cresce 10% ano ano com gastos que ultrapassavam 3,6 bilhões de reais/ano. Isso em 2010, imagina hoje!!!

Homem tanto investe em beleza que uma vez eu falei sobre cortes masculinos ousados e publiquei uma matéria onde na época eu usei um super moicano, veja:



Levando em consideração essa questão resolvi aqui no blog criar uma Tag "Masculino" para publicar matérias voltadas exclusivamente para esse publico, que particularmente eu gosto bastante pelo quesito de objetividade, pois homem pergunta, obtém resposta, e já coloca em prática sem questionar, afinal o que importa é o resultado e pronto!

Eu, por exemplo, corto cabelo até 2x ao mês, faço relaxamento, hidrato os fios, faço sobrancelhas, uso shampoo específico para homens (e gostaria de ter mais mais tempo para fazer unha). E minha namorada não só gosta, aprova, como incentiva cada vez mais, afinal o estereótipo de que homem tem só quer cortar unha e cabelo é coisa ingênua, retrograda e néscia!

Também corto e relaxo o cabelo do meu irmão, faço as sobrancelhas dele e indico produtos. E gostamos disso deveras.

E como  procura, pelo público masculino, tem aumentado em relação à serviços oferecidos à eles, também tem aumentado a produção de cosméticos e de criação de visuais para os mesmos. Não obstante tem aumentado a procura por parte desse público por maneiras de usar o cabelo maior.

Seguindo essa tendencia publicamos um tempo atrás algumas dicas de como auxiliar no crescimento do cabelo masculino, confira:


Sendo assim vamos publicar com mais frequência sobre esse mercado, basta ficar ligado na TAG "Masculino" e conferir as novidades.

E você que está lendo essa matéria (homem) como se cuida? Você (mulher) observa esse cuidado nos homens? O que gosta que seu namorado/marido faça em relação à beleza dele? Deixe seu comentário!



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.