Postado dia 25 agosto 2014

Quanto se deve hidratar cabelos cacheados




É notório e sabido que um dos problemas enfrentados por cabelos cacheados é a falta de oleosidade dos fios e também a falta de nutrição dos mesmos. Sabendo disso é normal que as pessoas queiram hidratar cada vez mais os fios, mas qual a quantidade correta para se hidratar um fio cacheado?



Quanto mais melhor?



Ouve-se muito em salões: "quanto mais você hidratar o cabelo melhor ele ficará". Seria algo bem óbvio. Mas já ouviu aquele ditado "tudo em excesso é ruim"? Pois é. Na minha opinião a única excessão à esse ditado seria a presença de Deus (que nunca é excesso!).

Assim também acontece com os tratamentos capilares, em especial a hidratação, que não podemos aqui confundir com cauterização. A hidratação, como sabemos, trata o cabelo mais superficialmente, mais voltada para a parte externa do fio, já a cauterização é um tratamento mais complexo, que trata o fio de dentro para fora.

Para conhecer mais detalhes sobre a cauterização veja essa matéria que falamos do assunto em outra oportunidade:




Em termos de quantidade o ideal é que o cabelo seja hidratado no máximo 2 vezes na semana. Costumo orientar minhas clientes que 1 vez é dever e 2 vezes é opção que irá acelerar o tempo de tratamento.

Daí muitas perguntam o porquê de não  poderem hidratar o cabelo mais de duas vezes na semana. A explicação é que a máscara possui uma quantidade de tratamento maior que a do condicionador, e essa ao ser usada nos fios faz com que os mesmos fiquem cada vez mais "calmos" ou seja, com as cutículas mais baixas.

Sendo assim se você usar a mascara toda vez que lavar os cabelos, e se isso acontecer mais de duas vezes na semana, o cabelo receberá uma carga ácida hidratante em uma quantidade que chegará um momento em que o fio não receberá adequadamente o que deve receber da máscara, ainda que esteja necessitando, pois suas cutículas estarão bem fechadas.

Aproveite que você está nesse assunto de hidratação para cabelos cacheados e leia sobre uma tecnologia denominada "Memória de Curva" que faz com que os cabelos entendam quem são e fiquem mais alinhados, ou melhor, anelados:




Portanto, e finalizando, não hidrate o cabelo mais do que duas vezes na semana. Se você lava os fios exatamente essa quantidade por semana, então tudo bem, pode hidratar as duas vezes, mas se passar disso então você terá que usar condicionador.

Entendeu? Copiou?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...