Postado dia 17 setembro 2013

Qual a Importancia da Melanina no Cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

A melanina genericamente chamada assim é responsável por dar cor aos fios de cabelo, que é o foco deste blog, mas tem outras funções tão importantes e que devem ser levadas em consideração por quem trabalha com cabelos ou pretende mexer neles em termos de colorimetria.

Ninas...melaninas!!!



A melanina é produzida pelos melanócitos e sua importância vai além de simplesmente dar cor aos fios.


É importante ter conhecimento sobre a melanina para poder, por exemplo, fazer uma coloração sem problemas. Isso digo porque você tendo noção se a melanina presente naquele cabelo é Eumelanina ou Feomelanina irá fazer toda uma diferença.

Esses dois tipos de melaninas citados acima são totalmente diferentes. Uma o pigmento é granuloso a outra o pigmento é difuso...dentre outras comparações.

Para saber o que são na verdade os 2 tipos de melaninas existentes e como eles interferem nas colorações, por exemplo, leia outro artigo onde falei especificamente delas:



A melanina além de servir para dar pigmento aos fios também:

  1. Determina o tipo de pigmento, se difuso ou granuloso;

  2. Protege contra os raios ultravioleta que danificam os fios;

  3. Determina a altura de tom do cabelo, se mais escuro ou mais claro, dependendo da quantidade de cada pigmento, difuso ou granuloso, em cada fio

Essa questão da melanina é tão importante que a ausência de melanina na pele, por exemplo, causa a doença que conhecemos como Albinismo.

Nos cabelos a ausência de melanina causa o que chamamos de Canície capilar. Para entender melhor sobre a canície e como o cérebro cria a canície então leia:

Se sabemos qual o tipo de melanina presente nos fios e a sua quantidade (pela altura de tom) saberemos, por exemplo, quantos tons temos que clarear um cabelo para que ele chegue ao tom que queremos e consequentemente sabemos qual o fundo de clareamento desse fio e qual ele pode atingir, inclusive eu já falei de fundo de clareamento aqui no blog, seria bom você ler também.

Veja como é importante saber sobre a melanina. E você tinha conhecimento sobre ela? 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.