Postado dia 22 janeiro 2014

Posso refazer a progressiva que não pegou




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Quando alguém faz uma escova progressiva e essa não fica legal logo vem a dúvida: devo fazer novamente ou não? Faço somente onde não pegou ou em todo o cabelo? Essa é uma questão complicada e que é importante ser abordada nesse blog.

Refazer ou não refazer, eis a questão...


Você um belo dia resolve fazer uma escova progressiva, afinal de contas você não aguenta mais ficar horas e horas escovando cabelo e também dá muito trabalho para manter no dia a dia.


Até aí nada de diferente.

Você se encaminha para seu salão de costume, ou outro, e faz a escova progressiva! Mas no outro dia quando você lava você vê que a escova progressiva praticamente não fez efeito algum. O que fazer?

Quero ressaltar uma questão importante: escova progressiva não alisa cabelo! Também faço uma ressalva: a de ácido alisa, mas é altamente prejudicial por conta do afinamento dos fios.

Isso da escova progressiva de ácido alisar o cabelo mas causar o afinamento é algo tão preocupante que eu até alertei sobre o problema em uma matéria que depois acabou sendo o assunto falado no programa do Fantástico, veja:



Para decidir se você deve fazer a progressiva novamente deve ser observado alguns pontos como se seu cabelo é muito enrolado, encaracolado, e também o nível de tratamento que seu cabelo possui além do modo com o qual a progressiva foi feita. Vejamos porque.

Se o seu cabelo é bem afro, encaracolado, muito ondulado, então não vai ficar liso mesmo. Progressiva serve para reduzir volume e não retirar, já falei disso aqui no blog, essa diferença, e se você procurar vai achar muita coisa sobre.

Outra questão é se o cabelo é aquele que costumeiramente faz tratamentos, cauterizações, daí é um cabelo mais protegido.

Também uma coisa a se observar é se a progressiva foi feita de forma que não é indicada, por exemplo, se o correto é aplicar e deixar agir 30 minutos para escovar, se não deixar vai dar diferença.

Eu já tive casos no salão onde fizemos a progressiva e ficou perfeita. Da outra vez que fizemos ficou uma leve ondulação na parte do médio posterior (meio de trás) onde deve-se ter muito cuidado na aplicação.

Como o cabelo é bem tratado, a cliente faz cauterização mensalmente, corta trimestralmente, hidrata em casa, então optei por fazer naquela parte novamente, e ela partiu feliz da vida para curtir a praia no fim do ano!

Mas cada um deve conhecer o produto que usa. E saber como fazer a progressiva.

Se você que é profissional e quer saber como fazer uma boa progressiva ou se você não é profissional mas quer saber mais detalhes então veja essa outra matéria:

Portanto é imprescindivel que seja feita uma correta avaliação de um modo geral para saber se deve ser feito ou não novamente. Como disse para vocês eu mesmo já fiz novamente, mas falei da condição, portanto não irá adiantar me perguntar nos comentários se você deve fazer ou não pois não tenho como avaliar seu cabelo.

E você já teve a experiência de refazer a progressiva?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.