Postado dia 15 outubro 2012

Qual a Funcao da Queratina no Cabelo


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Se você procurar na internet você encontrará varias matérias falando sobre queratina, ou queratinização. Superficialidades. Muita gente faz queratinização sem nem saber pra que serve a queratina no cabelo. Vou passar para vocês a função dela.


A queratina é boa para o cabelo ou é só mito?
Filamento de queratina microscopicamente visto...




Talvez a primeira coisa que eu decorei da minha primeira apostila do curso básico de cabeleireiro foi: "proteína impermeável que impede a saída de agua (que compõe cerca de 70% do nosso corpo) do cabelo".

Sério, eu decorava isso com um medo danado de não saber. O bom foi que na prova teórica caiu essa questão e eu acertei. Só para constar eu fechei a prova pratica e teoria tirando 10 nas duas (#fato).

A queratina é formada por cerca de 20 aminoácidos. Ok, legal, bakana, mas isso se você for na Wikipédia ou rodar em outros blogs aí você vai ler a mesma coisa. Coisas tipo CTRL+C, CTRL+V.

Mas e qual a função dela? Óbvio que estamos falando no cabelo.

A funcao da queratina, talvez a principal, é a de fortalecer o cabelo. Eu iria dizer que é a de formação mas para não confundir com uma questão fisiológica eu prefiro dizer de fortalecimento.

Mas não é o fortalecimento que você entende como aplicar no cabelo pra ele ficar forte. Não é isso não. É a de estruturar o cabelo através, principalmente, de suas ligações. De repente ficou complicado de explicar de uma forma mais clara, mas vamos lá.

A queratina impede a saída de água do fio. Isso é bom pois evita que o fio desidrate com facilidade.

A queratina dá ao fio elasticidade. Isso é bom pois essa funcao garante ao fio uma resistência para que ele não venha a se partir com facilidade. É fácil de observar se você pegar um fio e estica-lo um pouquinho.

A queratina "reveste" o fio (foi a melhor palavra que achei) fazendo com que ele fique com as cutículas bem seladas e isso causa um brilho maior no fio.

Obviamente, após conhecer as funções da queratina você já percebeu que a falta dela faz também com que os cabelos fiquem ressecados, opacos, quebradiços.

E para isso o necessário é uma reabilitação capilar para estabilizar novamente a queratina. Não sabe o que é? Então veja:



A queratina também deve ser protegida, de maneira que as suas funções sejam preservadas, quando fazemos químicas. E nessa linha de pensamento o ideal é protege-la tanto antes como depois, fazendo pré e pós-química, por exemplo.

Quer saber como fazer?

Leitores, colegas, amigos... com os conhecimentos adquiridos tao somente nessa matéria, levando em conta as matérias que citei aqui, se você colocar em pratica você vai arrebentar, tenha certeza. Faça um teste. Ponha a prova o que estou dizendo.

Continuarei a publicar sobre funcoes em outras matérias, pois sei que quanto mais vocês souberem sobre o cabelo melhor vocês saberão cuidar dele.


Pergunta: você sabia para quê servia a queratina ou tinha só uma noção?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

18 COMENTÁRIOS:

  1.  Marlon, Seria legal fazer uma cauterização antes e depois do relaxamento?
    Antes do relaxamento fiz 3 cauterizações de 15/15 ( e nos intervalo Hidratação e Nutrição) quero fazer o relaxamento Guanidina, seria legal fazer a Cauterização. Pode ser feita logo em seguida ao relaxamento?

    ResponderExcluir
  2. Lucianalopes Tur15 outubro, 2012

    Marlon, boa tarde. Meu cabelo é fino, louro (tinta e reflexos) e há uns 20 dias fiz a escova da Exohair (gostei do resultado, dizem que não tem formol, mas deixa um cheirinho estranho quando molhado!). Mas vamos a minha dúvida. Quero montar um  CCB mas não sei quais produtos usar. Meu cabelo não esta poroso e nem ressecado!! Me indica os nomes de produtos? Att,
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Agora vc me confundiu um pouco. Se a queratina é uma proteína, dá brilho, elasticidade, reveste o fio, então pq vc diz q não deve ser utilizada no CCB????
    E o que seria elastina? Uma proteina?

    ResponderExcluir
  4. pattybacellar16 outubro, 2012

    Olá de novo Marlon!!! Bom, costumo usar queratina líquida nas hidratações que faço, mas tenho o cuidado de fazer isso 1 vez por mês para não cobrecarregar os meus cabelos de queratina, se não os resultados serão o contrário do que eu espero. Meus cabelos têm ficado bem bonitos com as hidratações. E também estou fazendo o CCB. Estou gostando muito do resultado. Só tem uma exceção, vou tirar o item disciplina, pois meus cabelos são cacheados, um pouco volumosos (o que eu adoro) e ele tá ficando mais comportado, e isso eu não gosto. Corrigindo: Quando vou fazer a hidratação(1x por semana) eu não coloco a queratina, só a uso em uma hidratação 1x por mês. Tô falando antes que você puxe minha orelha por eu estar usando queratina no CCB. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi,uso queratina liquida a cada a 15 dias, pois meus cabelos estão quebradiços.
    Tenho uma dúvida , quando faço prancha ou escova no cabelo acabo usando um leave -in para diminuir o frizz isso pode causar quebra na frente do cabelo??

    ResponderExcluir
  6. Leticia Mulher De Fases17 outubro, 2012

    Eu gostei muito da matéria, tinha uma certa noção da importância da queratina, mas aprendi muito mais aqui, aliás aprendo mais a cada dia, aos pouquinhos pq tem vez que acho que to lendo grego, mas um dia chego lá! Obrigada por nos presentear com esse blog de verdadeiro conteúdo! 

    http://mulherdefases.tanlup.com/

    ResponderExcluir
  7. juliana fernandes17 outubro, 2012

    marlor pode se fazer a cauterização a frio com queratina é bom....

    ResponderExcluir
  8. juliana fernandes17 outubro, 2012

    marlon como faço p pode seguir o blog pois vejo q vc não responde as perguntas q faço deve ser por isso né desde ja obrigada por favor me responda...

    ResponderExcluir
  9. Josineide,

    seria sim. Pode fazer logo após, sem problema. Mas esse conceito de hidratacao nutricao nao usamos aqui. Leia sobre o CCB aqui.

    ResponderExcluir
  10. Lucianalopes,

    sei dessa escova...... Essa esova tem ácido entao voce precisa usar produto para Textura. ompre a mascara da Villa que indiquei aqui. Procure a materia sobre "produtos textura) é a mascara que indiquei la.

    ResponderExcluir
  11. Derii25,

    quando me referi a queratina aqui eu falei da queratina natural do cabelo. A queratina em si é ótima, mas normalmente usada habitualmente ela acaba endurecendo os fios, esse é o objetivo dela. Em alguns casos é boa, mas na maioria nao.

    Elastina é uma proteina composta por uma cadeia de aminoacidos.

    ResponderExcluir
  12. Pattybaellar,

    pelo visto voce entendeu direitinho a noção do CCB. Esta perfeito, inclusive com o entendimento da queratina.

    ResponderExcluir
  13. Elaine,

    se nao for termoprotetor sim

    ResponderExcluir
  14. perfumesecoisinhas23 setembro, 2013

    Ola, td bem? Gostaria de saber se vc conhece o kit Bio Keratine da Néctar e se é bom? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  15. Thaysa Laysa23 novembro, 2013

    Olá,a um tempo eu fiz progressiva e me indicaram produtos a base de queratina! Porem ao utilizar o cabelo quebrou! O que me indicaria para esse caso?

    ResponderExcluir
  16. Maria, clique na aba CCB lá em cima e leia sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Aline De Carvalho Oliveira01 maio, 2014

    Olha... nem tinha idéia de tudo oq vc disse sobre queratina, aqui e pelo CCB tb... show !!! parabéns !

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...