Postado dia 21 agosto 2013

Fiz Luzes e meu Cabelo está Quebrando o que Fazer?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Fazer químicas no cabelo é fácil, mas uma questão muito diferente é fazer química e os cabelos continuarem bonitos, saudáveis. E muita gente passa pela química de luzes, mechas, descoloração e acaba quebrando os fios. Nesse caso o que fazer quando você fez luzes e o cabelo está quebrando? E agora?



Aqui no salão onde trabalho, em Belo Horizonte/MG, o pessoal já acostumou: normalmente as pessoas que me procuram pela primeira vez chegam aqui com os fios em estado de dano crônico.


E por anos tenho recuperado cabelos que (sinceramente?) até eu cheguei a duvidar que pudéssemos ter um resultado, no mínimo, satisfatório.

Cabelos que eu não podia sequer passar a mão. Uma das coisas mais importantes para mim é a minha consciência com o Deus que sirvo, e Ele sabe que não minto: já peguei alguns casos onde tive que segurar as pontas para não me emocionar com a situação da pessoa, tamanho o estrago no cabelo!

Cabelos que "não havia o que fazer".

O maior problema tem sido porque as pessoas (mulheres?) simplesmente querem fazer algo nos fios e pronto! Querem por que querem, e daí as vezes pegam um profissional que, sem maldade alguma, faz o procedimento em um cabelo que não tem condição.

O cabelo quebra, se parte, estraga, fica exposto, elástico, emborrachado, deteriorado, com aspecto de (me perdoem) bucha de bombril, espiga de milho!!!

Já me perguntaram sobre cabelos elásticos e já até tinha dado uma esboçada em outra matéria, veja:



Se você passou por esse processo de luzes e seu cabelo quebrou, ou está quebrando, você terá que tomar algumas medidas urgentemente.

Quero logo avisar que "cabelo quebrando por luzes" é diferente de "cabelo danificado por luzes". O cabelo que está quebrando está em um estado mais grave, precisa de socorro urgente sob pena de se partir definitivamente, o cabelo danificado pressupõe-se aquele que ressecou muito, espigou, mas não quebrou ou não está quebrando.

As dicas que dou para que você socorra seu cabelo urgentemente são:

  1. Reponha proteínas e aminoácidos: e o melhor método é a cauterização a frio. Não se engane! Nem pense em escova progressiva de aminoácidos (falsidade pura) ou pense que uma ampola da farmácia que está escrito que recupera o fio, irá adiantar. Não irá!;

  2. Cicatrize: dependendo do estado da quebra será necessário cortar os fios, ainda que 2 ou 3 dedos ( 3 a 4 cm ). Entenda: não quero que você fique com o cabelo curto, nada disso. É que dependendo do estado do fio ele não terá como recuperar as pontas e se você deixa-las lá elas irão quebrar e formar pontas duplas e daí será pior pois o fio continuará quebrando mesmo com a cauterização.


Eu cheguei a elencar uma terceira dica aqui e teria até uma quarta mas não vai fazer diferença para você neste momento. Porque dependerá muitíssimo de uma correta avaliação do profissional que irá lhe atender para fazer os dois procedimentos descritos acima.

Como cada caso é um caso, a indicação de produtos, manutenção, para uma eficiência maior, tem que ser analisada corretamente pelo profissional que também tem que ser capacitado para tal. Por isso que evitei dar mais dicas, para que não corra o risco de você comprar qualquer coisa ou fazer de qualquer jeito o que eu iria indicar e não ter resultados.

E como acredito que viriam perguntas sobre a cauterização a frio, então já deixo a matéria especializada para que você conheça esse tratamento:


E dica de amigo: não queira fazer tudo de qualquer jeito, de qualquer forma, recuperar um cabelo é muito mais dificil e complicado do que destruir.

Talvez você tenha chegado até o blog porque seu cabelo se encontra neste estado. Deixe sua experiência nos comentários.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

37 COMENTÁRIOS:

  1. Pra que serve a cauterização "a quente" ? já que pelo que notei vc so indica a frio!!!

    ResponderExcluir
  2. Karol Mascarenhas21 agosto, 2013

    Olá Marlon, Boa Tarde!
    Foi bem isso que aconteceu comigo... Eu quis porque quis dar luzes no cabelo e no inicio ate hidratava mas depois parei, resultado: Minha franja começou a quebrar toda! Ainda tem algumas quebras e não sei como fazer pra tentar recuperar mesmo dando cauterização... Vejo que na minha franja quando quebra, fica com pontas duplas, como fazer pra cortar? e foi o único lugar que quebrou, na franja. E não quebrou ela toda entende? quebrou só algumas partes e tá uns 7 dedos depois da raiz, sendo que minha franja é abaixo do queixo... Resolve essa duvida por mim? obg!
    Depois de te encher com meu problema, venho agradecer a você que tira seu tempo ''extra'' pra ta aqui explicando a gente que não entendemos muito da ''merda'' que fazemos no nosso cabelo. Você, diferente de qualquer site que eu já tenha entrado, não força amizade ou fica passando a mão na nossa cabeça!
    PARABÉNS PELO PROFISSIONALISMO!

    ResponderExcluir
  3. Tatiane Santana21 agosto, 2013

    Olá Marlon, eu fiz luzes em meu cabelo com uma profissional à mais ou menos 2 semanas. E desde então, sempre quando eu lavo meu cabelo, ele fica SUPER embaraçado, embolado, enfim... É uma luta para pentear e com isso ele se quebra muito, fica muito danificado. Você tem alguma dica para mim? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Karol,

    terá que cortar normalmente, até retirar todo o quebrado e pontas duplas.

    ResponderExcluir
  5. Gabi,

    serve pra depositar queratina no fio, o que é um problema, pois endurece o mesmo. O que é mais fácil de quebrar: um cabelo maleável ou um duro?

    ResponderExcluir
  6. Ériica Barbosa21 agosto, 2013

    Oi Marlon! Alguns anos atras, usava muita química (tintura) no cabelo, não tinha cuidado nenhum com eles! Só que tem uma hora que o cabelo não aguenta mais, então de uns anos pra cá ele começou a cair muuuuito, ficou bastante ressecado, sem vida, sem forma... enfim, horrível! Então comecei desesperadamente a procurar dicas pela net (foi quando conheci seu blog) e a cuidar dos meus cabelos, no quesito queda procurei uma dermato, já que tentava de tudo e nada parava a maldita queda, ela me indicou alguns tratamentos e a queda melhorou bastante, mas ainda não está 100%.
    Meus cabelos estão se recuperando aos poucos, só q ainda tenho muitas duvidas e sinceramente não confio nas cabeleireiras daqui onde moro, então gostaria que me ajudasse... na ''coroa'' da minha cabeça, só que descendo mas um pouco, meu cabelo está totalmente diferente do restante, eles não tem forma nenhuma (tenho cabelo cacheado), são muito mas ressecados do que o restante do cabelo e eu acredito que ainda estejam porosos e elásticos. Pq só esta parte do meu cabelo está assim? e o que devo fazer?? É indicado para cabelo cacheado nessa situação fazer uma cauterização??


    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Lilian Ribeiro21 agosto, 2013

    Boa tarde Marlon, passei pra ler essa matéria pq acompanho seu blog, como tbm o face e vi a postagem desta lá.... só quero parabenizá-lo por seu trabalho e dizer o quanto gostaria de morar perto pra poder cuidar de meus cabelos com vc, porém no momento fica nos meus sonhos....bjos e parabéns mais uma vez..

    ResponderExcluir
  8. Sobre queratina tudo bem. Queria saber msm quando é indicada? nunca? haha Mas o cabelo fica tão bom !!!

    ResponderExcluir
  9. Lilian,

    obrigado pelo prestigio.

    ResponderExcluir
  10. Erica,

    a melhor indicação é justamente essa.

    ResponderExcluir
  11. helena dietsche23 agosto, 2013

    Boa noite Marlon,estou com algumas duvidas .Meus cabelos estão quebrando ,mesmo depois da cauterização a frio.Fiz quatro vezes,a ultima à quatro meses,e neste intervalo dois cortes e meus cabelos estão muito finos, embaraçados ,opacos.Fiz todo o procedimento recomendado pelo cabelereiro que é:usar tonalizante no lugar de tintura,shampoo com ph entre 4,5 à 5,0,m,hidratação uma vez por semana,enfm segui religiosamente todas as recomendações.Quando estava fazendo a cauterização meus cabelos estavam macios ,com brilho,e tinha parado a quebra .Dois meses depois,voltou a quebrar.Se eu continuar a fazer resolve?Ou já era para ter resolvido?Muito obrigada e parabéns pelo seu blog e profissionalismo.

    ResponderExcluir
  12. Carol Andrade28 agosto, 2013

    Oi Marlon , tenho acompanhado algumas vezes o blog e acho muito legal suas dicas! (=
    Eu queria saber uma coisa, por o que cabelo ele está se quebrando já a um bom tempo, já fiz muuita coisa, Reconstrução, Cauterização, muita hidratação, e nada! Não entendo por que ele tem tão boa aparencia, maciez, bem tratado , não ta em estado de 'buxa' rsrs , e continua quebrando muito ' =/ , Não tenho Progressiva no cabelo, foi depois de uso continuo de chapinha e secador :S coisa que tbm deixei de usar. Beijos ;*

    ResponderExcluir
  13. France dos Anjos28 agosto, 2013

    Marlon, é "descolorante - pós química - tonalizante" ou "descolorante - tonalizante - pós química"?
    E o acidificante após a descoloração, é válido?

    ResponderExcluir
  14. Olá, passei e ainda passo por uma situação triste com meu queridinho (ou nem tanto) cabelo. Tenho a pele bem branca, e cabelos castanhos, mais puxado para o escuro. Alisei meu cabelo, (alisamento definitivo, não sei qual produto usado pois a cabeleireira nunca me falou, PASMEM) pela primeira vez, com 13 anos de idade (ano de 2006) hoje tenho 20 (2013), no início era pura maravilha, pois meus fios eram rebeldes, um pouco crespos e tinham muito volume. Ocorre que na época eu era muito ingenua e não sabia exatamente a que estava me submetendo, e a cada 6 meses eu retocava minha raíz. Com o passar dos anos (sempre alisando de 6 em 6 meses), notei que meu cabelo começou a afinar bastante, e as pontas já não estavam mais grossas e brilhantes como antigamente. Sempre alisava com a mesma cabeleireira, porém, nas primeiras vezes, demorava em torno de 4hrs para que o procedimento do alisamento ficasse pronto. No meio de 2010 (julho por aí), eu fui retocar minha raíz, e a profissional, incrivelmente, terminou todo o procedimento em 1hra. Como isso foi possível?????? troca de produto??? A questionei, e a mesma disse que havia trocado por um produto muito mais avançado, muito melhor e mais prático. OK, meu cabelo sempre esteve bom, apesar de mais fino, estava legal. Em dezembro de 2010, antes de um intercambio que faria, fui novamente retocar minha raiz, e aí que o estrago veio como um furação. No meio do meu intercambio, me vi com metade do cabelo que tinha anteriormente, entrei em panico, nao via a hora de voltar para o Brasil. MEU DEUS ME AJUDA!!!!!!!!!!!! Resultado, voltei em 2011 para o Brasil, tive que cortar meu cabelo no MAXILAR (chorem comigo). usei mega hair (aquele de b-faixa) por 7 meses. Até hoje corto meu cabelo de 2em2 meses, um dedo mais ou menos, e espero meu cabelo crescer. Quero ficar com o cabelo mais claro, pois combina com meu tom de pele, minha mãe e minha irmã (que também sofreu com o mesmo problema) estão loiríssimas, e ficaram lindas. Porém, minha NOVA cabeleireira (porque a antiga quero LONGE), disse que devo retirar todo o alisamento e deixar meu cabelo natural para que eu possa descolori-lo. Minha triste história, PELO AMOR DE DEUS MENINAS E MENINOS, hidratem, usem secador, usem chapinha, MAS NÃO FAÇAM ALISAMENTO. Sejam felizes, espero um dia ter cabelos longos novamente!

    ResponderExcluir
  15. Olá Marlon, estou apaixonada pelo seu blog!! Gostaria muito de pedir sua opinião, meu cabelo é todo descolorido, da raiz as pontas. Já uso ele assim a 5 anos. Mas nesse ultimo ano, andei fazendo algumas outras quimicas em cima como escova marroquina e escova london. Meu cabelo não está resistindo e está completamente quebrado com partes desiguais, poroso, elástico, podre! :( Quando lavo não posso nem pentear, está realmente em péssimo estado. Lendo seu blog descobri que o melhor a fazer seria aparar as pontas e cauterizar a frio. Vou correr agora mesmo pra fazer, mas queria sua opinião sobre a manutenção em casa. Devo usar a linha absolut repair da Loreal ou a extreme da Redken? Pelo que pesquisei essas seriam as melhores, mas não to sabendo escolher. Agradeceria muito se vc pudesse me dar um conselho. Sou do RJ. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  16. cristiane souza10 setembro, 2013

    Vc naum explica nada muito menos ensina alguma coisa li a matetia e parese que da volta na mesma coisa nao gostei

    ResponderExcluir
  17. adorei as dicas , mais fiz luzes no cabelo e em seguida uma progressiva mais meu cabelo encriquilhou e ficou aspero e está quebrando .. meus me socorre ficou horrivel ... help help

    ResponderExcluir
  18. JULIA FERRAZ25 setembro, 2013

    AMEI O BLOG ENTRO NELE TODAS AS VEZES QUANDO QUERO TIRAR QUALQUER DUVIDA SOBRE CABELO .FIZ MINHAS PRIMEIRAS LUZES FAZ UMA SEMANA E AS PONTAS FICARAM EXTREMAMENTE SECAS PARECIA UMA ESPIGA DE MILHO, TIVE QUE CORTAR E CAUTERIZAR E RESOLVEL O MEU PROBLEMA E HOJE MEU CABELO ESTAR PERFEITO.

    ResponderExcluir
  19. Sheila Da Silva Parreira02 outubro, 2013

    Olá Marlon,recentemente descolori o meu cabelo e o cabeleireiro mandou colori de 7.1 + 6.0,não gostei da cor e novamente colori de 6.0 + 6.1,e ele fez ombré hair ficou horrível,além de ter corte químico.Meu cabelo esta emborrachado com a cor feia,gostaria de colorir de castanho claro para futuramente fazer ombré hair,porque nem de longe ficou parecendo com o ombré hair.Será que colorindo de 5.0 posso fazer novamente.Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Thieres Machado04 outubro, 2013

    Oi Marlon!

    fizemos uma menção sobre seu trabalho. Se quiser, segue o link >>

    http://socursosonline.net.br/melhores-artigos-sobre-cabelos/

    Tudo de bom

    ResponderExcluir
  21. Sou mais uma vítima de um cabeleireiro irresponsável. Fiz uma progressiva no meu cabelo com intenção de retirar as ondas que mesmo, e o resultado? perdi parte dos cabelos, e o restante não para de quebrar. Tinha os cabelos pra baixo da cintura, e hoje estão acima do ombro, já tentei de tudo, mais nada parece adiantar! Um corte e cauterizações a frio vão me ajudar? Obrigada, beijo

    ResponderExcluir
  22. Meu cabelo não está quebrado, só que eu quero fazer umas mechas rosas. Posso fazer o tratamento de cauterização antes ?

    ResponderExcluir
  23. Ola, fiz luzes no meu cabelo com a intenção de ficar com um tom mais puxado para o cinza, acontece que a cabeleireira disse que era só deixar o produto mais tempo no cabelo. Resultado: meu cabelo ficou com as luzes na cor Branca de mais! Alem de estar super ressecado! o que eu faço agora? Estou parecendo uma senhora com os cabelos branco... me ajude?

    ResponderExcluir
  24. Ola, fiz luzes no meu cabelo com a intenção de ficar com um tom mais puxado para o cinza, acontece que a cabeleireira disse que era só deixar o produto mais tempo no cabelo. Resultado: meu cabelo ficou com as luzes na cor Branca de mais! Alem de estar super ressecado! o que eu faço agora? Estou parecendo uma senhora com os cabelos branco... me ajude?

    ResponderExcluir
  25. Oi, no meu caso não foi luzes foi decapagem, os cabelos que sobraram estão super elásticos, a mistura ficou 10 min na parte da nuca e começou a sair fumaça e já ir caindo quase tive um treco.acho que não tem mais volta, pois já tentei de tudo pra esse cabelo e nada resolveu agora só tá que quebra quebra e quebra.isso foi há 5 meses ta muito feio ainda e piorou minha depressão que estou tratando.

    ResponderExcluir
  26. Olá!!
    tenho muita vontade de fazer californianas, mas meu cabelo emborracha sempre que faço.
    Ontem mesmo fiz texte de mexa e emborrachou, meu cabelo esta bem hidratado será que pode ser por conta da progressiva que fiz. é a Marroquina Inoar , ou pode ser o produto que meu cabelereiro está usando. Ele usa agua 30 e pó descolorante que não sei a marca.

    ResponderExcluir
  27. Mellzinha Galletti15 dezembro, 2013

    Boa tarde Marlon, fiz luzes no dia 20 de novembro não ficou boa, ficou horrorosa a fui em outro salão para consertar mais acabou quebrando mais, dia 11 de dezembro fiz luzes para consertar. Meu cabelo já e liso, mais ficou com o aspecto de cabelo mal cuidado sei lá, na frente fica meio enrolado sabe, você me recomenda fazer uma selante???

    ResponderExcluir
  28. '-' É o John Lennon02 janeiro, 2014

    o meu ficou igual o seu , meu cabelo era liso e cabelo virgem , eu resolvi ir no salão dar luzes , eu pensei que ela ia pintar meu cabelo sem precisar descolorir porque eu já pintei o meu cabelo de castanho escuto e não foi preciso eu descolorir ai eu falei para a mulher isso e tinta mesmo ou você descoloriu ela falou descolorir affz , eu fiquei puto da vida mais agora , quando eu molho ele , e seco o meu cabelo ele fica completamente cacheado e o meu cabelo era liso u.u e agora o que eu faço !?

    ResponderExcluir
  29. Andressa Ferreira04 janeiro, 2014

    ñ consigo acerta minhas luzes o q faço?

    ResponderExcluir
  30. Bom Dia Marlon!!!! parece que os cabelos que voce socorre são de pessoas jovens,espero que voce possa me ajudar,meu cabelo está no tom de loiro 10.1,não tem pontas duplas e a parte de cima esta lisa e sedosa,mas a parte da nuca e temporas ,os brancos que se misturam com o loiro,estão ásperos,grossso e enrolados igual vassoura velha.Gostaria de tirar volume e alinha-los como os outros fios,embora eu use ox de 40 vl o cabelo que não está branco,só esta um pouco armado,é possivel melhorar isso com a linha que vc indica???
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  31. Amanda Luciano Monteiro13 janeiro, 2014

    o meu também , mas o meu eu fiz californianas e ta muito seco e parece que ficou meio ondulado affz , ta horrível... meu cabelo era perfeito grande liso tinha um corte bonito,todo mundo falava como ele era bonito e hoje eu só me arrependo de ter feito !!!!! Preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  32. jeane marques brito23 janeiro, 2014

    quero uma ajuda,tinha meus cabelos cacheados e ai fiz luzes e selagem nele no começo tava tudo lindo mas depois começou a ficar com um aspecto de palha de milho ou seco e naõ voltou a ficar mais cacheado o que eu faço pra ter um cabelo com luzes mas com um bom aspecto obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Eu Hoje Lavei meu Cabelo cortei uns 2 dedos e fiz hidratação pq meu cabelo sofreu um corte quimico e ele continua caindo e quebrando só a rais nasce e o comprimento fica o mesmo entao vou corta de 1 em 1 mês o cabelo e fazer Cauterização pra ver se tem resultado isso já me deixa chateada que chego chora uma conhecida corto o cabelo do tamanho do meu no ombro (um pouco acima ainda) e o cabelo dela falta um 2 palmos pra bunda tipo algo errado tem no meu cabelo mais queria fazer uma pergunta posso fazer botox ao invés de Cauterização?

    ResponderExcluir
  34. Me ajude por favor pedi pro cabelereiro fazer ombre hair ele descoloriu e deixou tempo de mais e ficou com.uma cor horrivel. Sendo que meu cabelo é cacheado e a parte q ele descoloriu está liso, quero saber se eu tratar, fazer hidratações meus cachos vão voltar ou só cortando ? Por favor estou desesperada n quero cortar me ajudem :'(

    ResponderExcluir
  35. Me ajude por favor pedi pro cabelereiro fazer ombre hair ele descoloriu e deixou tempo de mais e ficou com.uma cor horrivel. Sendo que meu cabelo é cacheado e a parte q ele descoloriu está liso, quero saber se eu tratar, fazer hidratações meus cachos vão voltar ou só cortando ? Por favor estou desesperada n quero cortar me ajudem :'(

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...